Vitinho e Artur revivem parceria antiga e ajudam Sub-20 a confirmar vaga no Brasileiro

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

O Palmeiras foi o primeiro time a garantir a classificação à semifinal do Campeonato Brasileiro Sub-20. O Verdão venceu o Vitória, por 2 a 0, nesta quarta-feira (29), e confirmou a vaga com duas rodadas de antecedência. Para isso, contou com ajuda de dois conhecidos da base: o meia Vitinho e o atacante Artur, que disputaram a partida no estádio Novelli Júnior, em Itu-SP.

A dupla já treina diariamente com o elenco Profissional – Artur tem oito jogos pelo Palmeiras em 2018, enquanto Vitinho entrou em campo uma vez nesta temporada. Eles atuaram pelo Sub-20 como parte do processo de integração e intercâmbio constante da base com elenco principal do clube. Neste processo, os jovens do Sub-20 podem treinar e atuar nas duas categorias.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Juntos na base do Verdão desde 2014, Artur e Vitinho treinam com o elenco Profissional na Academia de Futebol

O primeiro gol do Palmeiras contra o Vitória, inclusive, teve participação direta da dupla. Aos nove minutos do segundo tempo, Artur conduziu a bola em velocidade e deixou para Vitinho, que arrancou pela esquerda, driblou o marcador e cruzou para trás. Artur apareceu no meio da área e chutou para o gol. Segundo ele, essa parceria entre os dois vem de longa data.

“Eu jogo com o Vitinho desde 2014. Temos um entrosamento que vem desde a base, uma parceria. O gol foi construído por nós dois, mas o mérito é de todo o time por ter conseguido essa classificação”, afirmou o atacante, captado pelo Verdão em 2014 após destacar-se nas categorias menores do Ceará.

“O Artur começou a jogada e eu fui feliz no um contra um. Ele gritou, pediu a bola, e isso o entrosamento ajuda. Foi uma jogada bonita que se concretizou em gol”, completou Vitinho.

O processo de intercâmbio do Verdão também tem funcionado para os jogadores que seguem no Sub-20. Somente neste ano, os atacantes Papagaio, Yan e Léo Passos, o volante Gabriel Furtado, o lateral Luan Cândido, o zagueiro Vitão, o meia Alan e os goleiros Anderson e Mateus Teixeira já foram relacionados para jogos do Palmeiras – destes, Yan e Papagaio jogaram.

O intuito do processo é facilitar a transição de jogadores ao time principal. Diversos jovens ainda são chamados a participar dos treinos do elenco profissional na Academia de Futebol. Desta forma, eles começam a se ambientar aos campos, à presença de imprensa e a outros fatores que diferem ao que estão acostumados no centro de treinamento da base, em Guarulhos-SP.

O Sub-20 está invicto e tem a melhor campanha do Brasileiro Sub-20. O time tem dez pontos conquistados, na liderança do Grupo E da segunda fase, e volta a campo pelo torneio no dia 12 de setembro, contra o Corinthians, em horário e local ainda indefinidos. O mando de campo é do adversário.