Departamento de Comunicação

O zagueiro Vitor Reis, o meia Luis Guilherme e o atacante Estêvão foram convocados pela Seleção Brasileira Sub-17 nesta terça-feira (18). Os atletas do Verdão estão entre os 24 escolhidos pelo técnico Phelipe Leal para a quarta etapa de preparação visando ao Torneio Sul-Americano Conmebol, que acontece em fevereiro de 2023 e é classificatório para a Copa do Mundo da categoria.

Os convocados pela Amarelinha disputarão quatro amistosos entre os dias 27 de outubro e 9 de novembro, no Castelão, em São Luís, no Maranhão. A Seleção fará dois jogos contra o Chile (1 e 3 de novembro) e outros dois contra o Paraguai (6 e 8 de novembro).

A CBF garante que os atletas envolvidos nas semifinais do Campeonato Brasileiro Sub-17 irão se apresentar um dia após a data estabelecida para o grupo (27 de outubro). Vale lembrar que o Palmeiras está nas quartas da competição, e derrotou o Atlético-MG por 4 a 2, no Allianz Parque, na partida de ida. O segundo confronto acontece nesta quinta-feira (20), às 15h45 (de Brasília), no SESC Alterosas, em Belo Horizonte-MG, com transmissão do SporTV.

Vitor Reis em ação pelo Sub-17 do Palmeiras em 2022 (Foto: Fabio Menotti)

Campeão da Copa do Brasil Sub-17 pelo Alviverde nesta temporada, Vitor Reis é convocado pela terceira vez à Seleção em 2022. No clube palestrino desde 2016, o zagueiro de 16 anos é titular da equipe Sub-17 do Palmeiras, somando 22 partidas e dois gols marcados pela categoria neste ano.

Já Luis Guilherme aparece entre os convocados pela segunda vez no ano. No Alviverde desde 2017, o meia brilhou pela Seleção na conquista do Torneio de Montaigu, na França, marcando gol na final da competição Sub-17. Atuando pelo Verdão na categoria, o atleta de 16 anos tem 15 partidas, dez gols e duas assistências no ano.

Por fim, Estêvão apareceu na lista de Phelipe Leal pela segunda vez consecutiva. Mesmo com apenas 15 anos, o atacante faz uma temporada brilhante pelo Palmeiras, sendo o artilheiro do time Sub-17 em 2022, com 28 partidas, 21 gols e seis assistências no ano.

Luis Guilherme marcou gol nos últimos quatro jogos do Sub-17 do Alviverde (Foto: Fabio Menotti)

O Verdão possui nove atletas que já foram convocados pela Seleção Sub-17 em 2022: o goleiro Cesar, o lateral direito Kauan Firmo, o lateral esquerdo Inacio, os zagueiros Vitor Reis e Fellipe Jack, o volante Figueiredo e os atacantes Luis Guilherme e Endrick. Pelo Sub-20, o goleiro Kaique e o atacante Giovani já foram chamados.

O Palmeiras foi o time brasileiro que mais cedeu jovens para a Seleção nos últimos cinco anos. Em 2017, primeiro ano da lista, foram 18 nomes no total. Em 2018, o número foi ampliado para 29. Já em 2019, 17 atletas estiveram com a Amarelinha. Em 2020 e em 2021, mesmo com a pandemia, o Verdão teve, respectivamente, 13 14 garotos chamados para atividades com as Seleções Brasileiras de base.