Departamento de Comunicação

O Palmeiras encerrou na tarde desta sexta-feira (03), na Academia de Futebol, a preparação para o confronto com o Athletico-PR, no sábado (04), às 21h30, na Arena Barueri, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sob forte chuva, o elenco alviverde realizou atividades técnicas e táticas, além de um recreativo.

Um dos heróis da virada sobre o Botafogo por 4 a 3, na quarta (01), o goleiro Weverton relembrou o importante pênalti defendido, quando o jogo estava 3 a 1 para o time rival, e valorizou a vitória no Rio de Janeiro (RJ). “Realmente, foi uma noite épica, rara. Futebol é isso. Por isso é tão apaixonante, mexe tanto com a emoção do torcedor. Foi um dia que vai ficar registrado na memória dos torcedores e da gente também. Uma vitória importante para nós e para mim, particularmente, um momento importante de defender o pênalti. Em grandes equipes, a cobrança é sempre assim, mas eu sempre tive a certeza de que no momento certo ia acontecer e aconteceu em um momento crítico do jogo. Sabemos que, se saísse o quarto gol, dificilmente conseguiríamos ter uma reação por tudo o que aconteceu no primeiro tempo. Fui feliz na defesa do pênalti e fiquei mais feliz ainda com os três gols que conseguimos fazer depois”, analisou.

Weverton celebrou defesa do pênalti batido por Tiquinho Soares no duelo com o Botafogo (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Para o camisa 21, um dos grandes atributos do elenco é a força mental conquistada ao longo da era Abel Ferreira. “O que mais aprendi nesses últimos anos desde que cheguei aqui é que o mental comanda tudo, não só para o atleta de futebol. É essencial. Comanda suas ações, determina os seus movimentos, sua coragem, o que vai fazer em campo. Depois de tudo que temos vivido nesses últimos anos, acho que aprendemos a ser fortes mentalmente. Celebrar uma conquista ou ser eliminado e ter de se levantar e não desistir. Sofremos, porque é natural, mas não desistimos nunca e temos um comandante que nos dá a direção para a nossa próxima ação. No intervalo, ele foi muito feliz, nos mostrou um caminho. Acho que muitos outros treinadores teriam uma ação diferente, talvez mudar dois ou três no intervalo. Ele, pelo contrário: manteve os onze, ajustou a equipe. Por essas e outras que valorizamos tanto ele, que nos ensinou a ser cada vez mais fortes, principalmente na parte mental. Aprendemos muito nesses momentos. Nossa única opção era ser forte e continuar, e pudemos fazer isso muito bem para uma volta que vai ficar marcada para sempre”, disse.

Com o último triunfo, Weverton alcançou a quinta posição no ranking de atletas com mais vitórias pelo Maior Campeão do Brasil em Campeonato Brasileiro, com 91, junto de Eurico. Agora ele já mira o próximo compromisso e convoca a Família Palmeiras para apoiar novamente a equipe na Arena Barueri. “O Botafogo é o único time na competição que depende só dele. Eles têm uma boa vantagem que conquistaram ao longo do campeonato e a gente vai continuar nossa caminhada, pensar jogo a jogo. Temos de viver o Athletico-PR, se dedicar, saber que vai ser muito difícil. É uma equipe bem organizada, que vem crescendo na competição. Vamos ter que pagar mais uma vez o preço, ninguém vai nos dar nada de graça. Vai ser difícil e sabemos que vamos contar mais uma vez com o apoio do torcedor na Arena Barueri. Que possam encher o estádio, nos incentivar, e que possamos, juntos, conquistar mais uma vitória”, concluiu o arqueiro com mais títulos pelo clube na história, com dez, seguido por Oberdan Cattani, com nove.

A equipe vencedora da atividade desta sexta-feira (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)