Departamento de Comunicação

O empate por 1 a 1 contra o Libertad-PAR, fora de casa, na noite desta terça (08), teve sabor especial para alguns jogadores que conseguiram emplacar marcas pessoais, como Willian, que fez seu jogo de número 200 pelo Verdão, ou até mesmo marcas coletivas do time, como Gustavo Gómez, que marcou o 26º gol do Verdão nesta Libertadores – tento este que fez com que o clube atingisse um recorde neste século.

Willian Bigode segue alcançando números expressivos pelo Palmeiras e aumentando sua história no clube. Com o gol marcado sobre o Santos, no último final de semana, o atacante se isolou na artilharia da equipe na temporada, com 16 bolas na rede, e também igualou Vagner Love como o segundo maior goleador do Verdão no Século XXI, com 54 tentos. Agora, o jogador, no clube desde 2017, atingiu a expressiva marca de 200 jogos com a camisa alviverde, ao ter entrado em campo no segundo tempo. No atual elenco, Bigode é quem mais soma jogos (200), seguido de Felipe Melo (170), gols (54), seguido de Luiz Adriano (22) e assistências (20), ao lado de Lucas Lima.

”Acredito que o sonho de qualquer jogador é conseguir escrever o seu nome na história de um grande clube. De preferência, com títulos e marcas importantes. Graças a Deus, estou podendo viver isso tudo aqui no Palmeiras, que é uma das equipes mais tradicionais do continente. Para mim, isso é motivo de muito orgulho e felicidade. É uma honra atingir 200 jogos com essa camisa. Durante esses quatro anos de casa, sempre fui muito bem tratado por todos, sem exceção, e sempre me doei ao máximo para representar as tradições do Palmeiras da melhor forma possível. Espero seguir aumentado meus números de jogos e continuar ajudando o clube a conquistar mais títulos”, afirmou o jogador às vésperas da partida, falando sobre viver a expectativa de poder completar 200 jogos pelo Maior Campeão do Brasil, algo que, de fato, se consumou.

Somente na atual edição da Libertadores, Willian já marcou quatro gols. O último, na goleada por 5 a 0 sobre o Delfín, pelas oitavas de final, o colocou no top 4 do ranking de artilheiros do clube no torneio, com nove tentos, ao lado de Lopes Tigrão. O atacante está a duas bolas na rede de se igualar a Tupãzinho e Borja e três de alcançar o líder no quesito Alex. Com esses quatro gols na atual edição, aliás, é o artilheiro do time no torneio em 2020, ao lado de Luiz Adriano.

Além disso, com 29 partidas pelo Palmeiras na Libertadores completadas hoje, Bigode se igualou aos símbolos do time na época da Academia, Ademir da Guia e Dudu, no top 6 dos jogadores que mais vezes entraram em campo pelo clube no torneio, ficando a apenas um de César Sampaio, quinto colocado no ranking, com 30. Destes 29 jogos, Willian saiu de campo com a vitória 18 vezes, número suficiente para o colocar como quinto atleta com mais triunfos na competição sul-americana junto com Felipe Melo e Galeano. À sua frente, aparecem apenas Ademir da Guia e Alex (20), Dudu (21) e Marcos (27).

GUSTAVO GÓMEZ FAZ GOL HISTÓRICO EM LIBERTADORES

O único gol alviverde marcado na partida, de Gustavo Gómez, foi suficiente para que o Palmeiras alcançasse um recorde: o de melhor ataque em uma única edição de Libertadores no Século XXI. Em 2001, quando o Verdão chegou à semifinal da competição, fez 26 gols – até então, a edição recordista nesse século, isolada. Hoje, o Alviverde de 2020 iguala a temporada de 19 anos atrás como o melhor ataque, repetindo os 26 gols (em nove partidas até aqui).

Um dos pilares do sistema defensivo do Verdão e um dos responsáveis pela boa fase do momento do Verdão neste setor, pois, em 2020, ao lado de Luan, está invicto na zaga, com 16 partidas, dez vitórias, seis empates e apenas oito gols sofridos, Gustavo Gómez também sempre tem dado sua contribuição no ataque. O zagueiro nunca passou uma temporada em branco desde que chegou ao Palmeiras: além de quatro gols de 2020, marcou quatro vezes em 2019 e outras três vezes em 2018.

Gómez, inclusive, é um dos dois únicos jogadores palmeirenses em 2020 a terem disputado todas as nove partidas possíveis do Verdão na Libertadores até aqui. O outro é o goleiro Weverton.