Departamento de Comunicação

A vitória do Palmeiras por 3 a 0 diante do Bahia, no Allianz Parque, na noite deste sábado (12), pela 25ª rodada do Campeonato Brasileirorendeu marcas individuais a alguns jogadores: um deles é Willian Bigode, que, ao abrir caminho para o triunfo, logo aos 5 minutos de bola rolando, fez o gol que o colocou no top 10 de artilheiros palmeirenses na história do Brasileirão em todos os tempos.

“Começamos um pouco desatentos, dando oportunidades para uma equipe perigosa, mas nos acertamos, ajustamos e começamos a marcar desde lá na frente com intensidade, conseguimos criar o que estudamos”, declarou o jogador no intervalo da partida.

No total, este foi o 55º gol de Willian pelo Palmeiras, fato que o coloca, isoladamente, como vice-artilheiro do Palmeiras no século, por qualquer competição, atrás só de Dudu (70 gols), deixando para trás Vágner Love (54 gols, agora 3º colocado).

Desses 55 gols de Willian pelo Palmeiras, 27 foram pelo Campeonato Brasileiro, já com o desta noite, fato que faz do camisa 29 o novo integrante do top 10 de maiores artilheiros palmeirenses na história do Brasileirão em todos os tempos, ao lado de Edu Bala, em 10º. Completam a lista: Evair (9º, com 28 gols), Jorginho Putinatti (8º, com 29), Jorge Mendonça (7º, com 31), Toninho Catarina (6º, com 32), Edmundo (5º, com 34), Ademir da Guia (4º, com 36), Leivinha (3º, com 40), Dudu, Eduardo Pereira Rodrigues (2º, com 41 gols) e César Maluco, líder do ranking, com 61 bolas na rede pelo Campeonato Brasileiro.

Willian é o jogador do Palmeiras que em mais jogos esteve presente em campo na atual temporada: atuou em 52 dos 55 possíveis – antes de retornar no último dia 2, quando, inclusive, deixou sua marca – repetiu gol no jogo seguinte, no sábado (05) – sendo que na última terça, 08, completou 200 jogos pelo Verdão contra o Libertad-PAR, havia ficado de fora dos três compromissos anteriores por ter contraído o novo coronavírus.

Além disso, com os três gols anotados em três das últimas quatro partidas, ele retomou o posto de artilheiro do Palmeiras no ano e ampliou ainda mais (agora são 17 bolas na rede, seguido da dupla Luiz Adriano e Raphael Veiga, ambos com 15 – e com esse número ambos superaram os tentos de Dudu e Gustavo Scarpa em 2019, artilheiros do time no ano passado, com 13 gols; Willian está a quatro do goleador de 2018, Borja), é o terceiro artilheiro do time no Campeonato Brasileiro (seis, atrás de Raphael Veiga, com oito, e de Luiz Adriano, com sete) e o líder em participações diretas nos gols da temporada (21, somando-se 17 bolas na rede e quatro assistências, seguido de Luiz Adriano, com 18 – 15 gols e três passes).

Jogador do atual elenco com mais partidas (201, seguido por Felipe Melo, com 170), gols (55, seguido por Raphael Veiga e Luiz Adriano, ambos com 22) e assistências (20, ao lado de Lucas Lima), Willian é o 80º no ranking dos atletas com mais jogos na história do clube e o 6º entre os que têm mais vitórias neste século, com 109 triunfos – completam o ranking: Márcio Araújo (5º, com 118), Valdivia (4º, com 122), Fernando Prass (3º, com 151), Dudu (2º colocado, com 174) e Marcos (líder com 182 vitórias).

As 201 partidas de Willian, inclusive, o colocam também no top 10 de palmeirenses com mais partidas neste século, na 8ª colocação, de forma isolada; completam o ranking: o volante e lateral Wendel (7º, com 203), o meio-campista Corrêa (6º, com 209), o meia Valdivia (5º, com 241), o volante Márcio Araújo (4º, com 252), o goleiro Fernando Prass (3º, com 274), o atacante Dudu (2º, com 305) e o goleiro Marcos (líder no quesito, com 392).

No Allianz Parque, Willian é o vice-artilheiro, agora com 21 bolas na rede na arena alviverde, só está de Dudu neste quesito, com 33; o terceiro em jogos (81, a frente de Vitor Hugo, com 75, e de Felipe Melo, com 74, e atrás apenas de Fernando Prass, com 86, e Dudu, com 127) e o quinto em assistências (nove, ao lado de Lucas Lima e uma a menos que Marcos Rocha, Robinho e Róger Guedes, com dez – todos atrás de Dudu, com 35).

“O segredo (para se manter bem) é se cuidar, tem muitas coisas que a gente renuncia, tudo que produz a segurança da minha família, minha segurança de vida, de uma renovação, é o meu corpo, minha máquina. Tenho que cuidar para dar meu melhor dentro de campo. Estar comemorando um ano jogando quase todos os jogos e sem lesões, ainda mais em um ano atípico, tenho conseguido me cuidar, com estrutura do clube, para responder em campo”, concluiu Willian, que tem 34 anos.

BIGODE TAMBÉM SE TORNA MAIOR ARTILHEIRO DA HISTÓRIA DO CONFRONTO CONTRA O BAHIA, IGUALANDO TONINHO CATARINA

No Palmeiras desde 2017, Willian é o jogador do atual plantel com mais jogos frente o Bahia, adversário da vez: foram nove confrontos disputados e nenhuma derrota. Com o tento desta noite, ele chegou a quatro gols contra o Tricolor Baiano e, com isso, igualou Toninho Catarina, atacante do Palmeiras nos anos 70, que balançou as redes baianas quatro vezes – hoje, artilheiro máximo contra o Esquadrão de Aço. Agora, ambos são artilheiros contra o adversário da vez em todos os 83 anos de histórico de jogos, com quatro gols cada.

PRIMEIRA DUPLA DE ZAGA ESTRANGEIRA DA HISTÓRIA DO ALLIANZ PARQUE

O duelo desta noite também marcou a primeira vez em que o time iniciou a escalação com uma dupla de zaga gringa: formada pelo paraguaio Gustavo Gómez e pelo chileno Benjamin Kuscevic – e não sofreu nenhum gol. Antes disso, a última zaga estrangeira havia sido formada pelo argentinos Tobio e pelo uruguaio Victorino, em setembro de 2014 – vitória por 1 a0 sobre o São Paulo no Pacaembu, com gol de Cristaldo. Portanto, essa foi a primeira vez que uma dupla de zaga estrangeira jogou no Allianz Parque, inaugurado em novembro de 2014.