Departamento de Comunicação

O zagueiro Murilo abriu o placar na vitória por 3 a 1 do Palmeiras sobre o Santos, na noite deste sábado (04), no Morumbi, pela 6ª rodada do Campeonato Paulista. Embora tenha atingido um recorde em 2022 ao se tornar o maior zagueiro-artilheiro da história do Verdão considerando o período de um único ao (ao lado de Gómez, com 11 gols), esta bola na rede teve sabor ainda mais especial, pois reforçou o poder de decisão de Murilo pela segunda vez em um clássico disputado no Morumbi.

Anteriormente, porém, o Palmeiras havia atuado como visitante, e foi contra o São Paulo: o duelo aconteceu pelo Brasileirão de 2022, e o jogador fez o gol da virada para 2 a 1 naquele clássico – curiosamente, o Verdão perdia por 1 a 0 até os 45 do segundo tempo e, nos acréscimos, os dois gols palmeirenses foram marcados por zagueiros (o primeiro foi de Gustavo Gómez).

Além de desempenhar papel fundamental, é claro, no bom momento defensivo que o Verdão vem vivendo (atualmente, o time é o dono da melhor defesa do Paulistão 2023 e, no ano passado, foi a equipe que menos sofreu gol no Estadual e no Brasileirão), Murilo, que foi contratado pelo clube no início de 2022 como um dos reforços da temporada, já se tornou uma das peças principais do time e tem como caraterística também balançar as redes.

Na temporada anterior, por exemplo, os 11 gols de Murilo e de Gómez, com mais um do zagueiro Luan, somados, fez com que o Palmeiras contabilizasse 23 bolas na rede anotadas só por jogadores dessa posição. Um recorde na história do clube! Antes, a melhor marca da história neste quesito pertencia às temporadas de 1999 e de 2006 (quando o Verdão somou 18 tentos anotados por zagueiros).

Porém, mais do que ter ajudado a trazer um emblemático recorde coletivo ao time de 2022, que entrou para a história como uma das temporadas mais vencedoras do clube, individualmente, com as 11 bolas na rede que anotou, assim como Gustavo Gómez, Murilo passou a ser, ao lado do companheiro paraguaio de zaga, o maior zagueiro-artilheiro da história do Palmeiras considerando o período de uma única temporada – ambos superaram Júnior Baiano, antigo dono do recorde, que foi às redes 10 vezes pelo Alviverde em 1999.

Desta forma, o jogador chega à sua 62ª partida com a camisa do Verdão com um total de 12 gols anotados (57 partidas e 11 gols em 2022 e, agora, cinco jogos e um tento em 2023). Além disso, o camisa 26 concedeu duas assistências pelo clube (ambas em 2022).

GIOVANI É DESTAQUE PELA 2ª VEZ SEGUIDA E MARCA GOL 450 DO VERDÃO NO MORUMBI

Após ter entrado na partida passada no segundo tempo, diante do Mirassol, fora de casa, pela 5ª rodada, em um momento no qual os times empatavam sem gols em um jogo truncado, Giovani fez a diferença e foi um dos grandes protagonistas da partida, praticamente armando a jogada dos dois gols do Verdão: primeiro, concedeu assistência para Breno Lopes abrir o placar aos 23, depois de lindo lance individual, no qual invadiu a área driblando quase toda a defesa do Leão, lançando a redonda milimetricamente para Breno Lopes cabecear. Depois, concedeu outro passe a gol, desta vez no nos acréscimos, e deixou Atuesta só com o trabalho de empurrar a bola para as redes, ampliando o placar da vitória.

Curiosamente, quando marcou o 3° gol da partida (colocou o Verdão em vantagem para 3 a 0, depois o Santos diminuiu no fim), Giovani entrou para a história por ter sido o autor do expressivo número de gol 450 do Verdão no estádio. Isso porque, antes de a partida se iniciar, o Verdão acumulava 447 tentos no local.

Este jogo, aliás, foi histórico para o Palmeiras quando o assunto é Morumbi: com a vitória desta noite, o time passou a ter retrospecto positivo no estádio contra qualquer adversário, pois este foi o duelo de número 355 do Palmeiras no Estádio do Morumbi e, antes desse clássico, o retrospecto era extremamente equilibrado: 119 vitórias palmeirenses, 119 vitórias de outros times e 116 empates. Portanto, ao bater o Peixe, de quebra, o Palmeiras passou a ter 120 vitórias contra 119 reveses que sofreu no local (116 empates), com 450 gols marcados e , passando a ter saldo positivo em mais um importante estádio brasileiro.