SE Palmeiras | 107 anos de paixão e de glórias

Fundado em 1914 com o intuito de agregar e fortalecer a numerosa comunidade italiana de São Paulo, o Palestra Italia, atual Sociedade Esportiva Palmeiras, rapidamente rompeu fronteiras e se tornou uma potência nacional. Hoje, são mais de 16 milhões de apaixonados espalhados pelo país e pelo mundo. Pessoas de todas as classes econômicas e sociais, de todos os credos e etnias, unidas pelo amor ao verde, pelo orgulho e a honra de torcer pelo Maior Campeão do Brasil.

Vanguardista e pioneiro, o Palestra encarou o establishment da capital paulista nas primeiras décadas do século passado, popularizou o futebol inserindo o elemento imigrante a um esporte até então aristocrata, ousou ao construir o primeiro estádio de concreto da cidade e ajudou a impulsionar o fim do amadorismo no futebol brasileiro. Sagrou-se o primeiro campeão estadual e o primeiro campeão interestadual da era profissional no Brasil. Resiliente, superou o preconceito e o oportunismo de falsos nacionalistas e, mesmo sendo obrigado a mudar de nome, já como Palmeiras, tornou-se o primeiro campeão mundial da história e o primeiro a vencer representando a Seleção Brasileira com a sua mítica camisa amarela. Deu aulas de futebol com as Academias e se consagrou como Campeão do Século com o título da Copa Libertadores de 1999.

Bicampeão sul-americano em 2020 (ano da inédita Tríplice Coroa) e com quatro títulos nacionais nas últimas seis temporadas, o Alviverde Imponente segue sendo referência dentro e fora dos gramados, dispondo de estruturas modernas como o Allianz Parque, principal arena multiuso da América Latina, a Academia de Futebol, centro de treinamento do elenco profissional que abrange um moderno complexo técnico e hoteleiro e um superequipado Núcleo de Saúde e Performance, e o Centro de Formação de Atletas, onde os jovens desfrutam de um espaço exclusivo de treino, acomodação, refeições e acompanhamentos médico, psicológico, social e educacional.

O clube colhe os frutos de uma administração profissional, eficaz e transparente, responsável pelo crescimento no valor de marca de R$ R$ 576,1 milhões em 2014 para R$ 1,717 bilhão em 2019 e pela elevação das receitas de pouco mais de R$ 200 milhões na temporada em que comemorou seu centenário para além da barreira dos R$ 600 milhões em 2018. Essa consolidação como o segundo clube de maior faturamento das Américas é resultado da diversificação das fontes de renda. Com uma das maiores arrecadações de bilheteria do Brasil e apoiado por um dos 15 maiores patrocínios máster do mundo, o Palmeiras fatura ainda com o programa de sócio-torcedor Avanti, com direitos de transmissão das partidas, negociações de atletas, mensalidades do clube social e parceiros e eventos diversos, além da comercialização de mais de 800 rótulos de produtos licenciados, das vendas na Palmeiras Store e das Escolas Oficiais de Futebol.

Fundador de diversas federações, o Palmeiras também está presente na história dos esportes olímpicos, com talentos revelados e centenas de títulos estaduais, nacionais e internacionais nas mais variadas modalidades por equipes e individuais. No clube social e no clube de campo, aproximadamente 25 mil associados contam com mais de 40 atividades à disposição. Já o relacionamento com o público é mantido por meio de consulados em mais de 130 cidades do Brasil e do exterior e através de sites, aplicativos, revistas, plataformas de vídeo e canais oficiais nas redes sociais.

Maior reduto musical da cultura negra na cidade durante os anos 70 e 80 ao abrigar a Chic Show, festival de black music nacional e internacional, a instituição é exemplo ainda em cidadania, tendo participado de amistosos e campanhas beneficentes ao longo dos anos e sendo condecorado duas vezes pela ONU (em 1918, por combater a Gripe Espanhola em sua sede, e em 1968, pelas apresentações solidárias do Periquitos em Revista). Durante a pandemia da Covid-19, o clube manteve os empregos e os salários de todos os seus colaboradores mesmo em tempos de estádios fechados e crise econômica, preservando os valores de família e congregação semeados pelos seus idealizadores e cultivados até hoje por todos os palestrinos.

Atualmente, por meio do programa Por Um Futuro Mais Verde, as principais bandeiras da instituição são a inclusão social, o estímulo à vida saudável, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Desenvolvido por Foursys