Com golaço de Egídio, Palmeiras vence Fluminense no Maracanã

Mariana Giovinazzo
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Com 88 jogos, Prass é o segundo goleiro com mais atuações em Campeonatos Brasileiros neste séculoNo Rio de Janeiro-RJ, o Palmeiras visitou o Fluminense, em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, e conseguiu mais uma vitória importante na competição, pelo placar de 1 a 0. Egídio foi o autor do único gol do jogo: o lateral acertou um lindo chute de fora da área e fez a festa da torcida alviverde, que compareceu em bom número ao Maracanã.

Com o resultado, o time chegou aos 43 pontos conquistados, se manteve em quarto lugar na tabela e diminuiu a distância para o líder Corinthians, que agora é de 11 pontos. O embate marcou a quinta vitória seguida do Verdão sobre o tricolor carioca, feito que não acontecia desde 1993. Além disso, com este triunfo, a equipe alviverde acumula uma sequência invicta de nove jogos contra times do Rio de Janeiro-RJ.

Outra marca expressiva alcançada neste duelo contra o Fluminense foi a de Fernando Prass, que igualou Sérgio como o 2º goleiro com mais atuações em Campeonatos Brasileiros neste século, com 88 jogos. Os dois só ficam atrás do ídolo Marcos, que tem 168 partidas.

O próximo compromisso do Verdão é o clássico contra o Santos, no Allianz Parque, sábado (30), às 19h. O duelo, válido pela 26ª rodada do Brasileirão, será um confronto direto, já que apenas um ponto separa os dois times na classificação.

O jogo

Mesmo jogando fora de casa, o Palmeiras começou mais agressivo, buscando impor seu modelo de jogo sobre o adversário. Antes dos primeiros dez minutos, a equipe alviverde já havia criado duas boas chances de abrir o placar no Maracanã. Na primeira, Jean recebeu de Willian e chutou cruzado, mas não acertou a meta do goleiro Júlio César. Depois, Dudu acertou ótimo lançamento para Willian, dentro da área. O atacante, porém, foi desarmado antes de conseguir finalizar.

As melhores chances do Fluminense nasciam, principalmente, de cobranças de escanteio e cruzamentos para a área. Aos 17, o lateral-esquerdo Léo subiu mais alto do que os defensores alviverdes e cabeceou com perigo. A bola passou por cima do gol de Fernando Prass e saiu pela linha de fundo.

A partir da metade do primeiro tempo, o ritmo da partida diminuiu. As marcações mais acertadas e bem posicionadas, além de uma sequência de faltas, principalmente por parte do Fluminense, atrapalharam as ações ofensivas dos dois times.

Com dificuldades para passar pelo meio de campo, o Verdão apostava nos lançamentos longos, e nas cobranças de falta e escanteio para levar perigo ao gol tricolor. Aos 36, após levantamento na área, a bola sobrou para Jean, que finalizou de primeira. O chute, no entanto, foi forte demais e passou por cima do travessão.

O Palmeiras tinha mais presença no ataque e finalizava mais do que a equipe carioca. Aos 41, esta superioridade alviverde foi transformada em gol. Após tentativa de Moisés, Egídio ficou com o rebote pela esquerda e acertou um lindo chute de fora da área, no ângulo e sem chances para Júlio César. Golaço do camisa 6 palmeirense! (Fluminense 0 x 1 Palmeiras)

Antes do árbitro Anderson Daronco apitar o final da primeira etapa, o Fluminense ainda teve uma oportunidade de empatar, com Henrique Dourado. O goleiro Fernando Prass foi preciso e saiu para fazer a defesa antes do camisa 9 tricolor conseguir completar.

As equipes vieram para o segundo tempo sem alterações. Os mandantes voltaram pressionando, tentando deixar tudo igual novamente. Mesmo assim, a primeira chance clara de gol foi do Verdão. Aos 6, Jean tocou para Egídio, que aparecia sozinho pela esquerda. O lateral cruzou com muito perigo, buscando Deyverson na segunda trave. O zagueiro Nogueira chegou para atrapalhar a conclusão do atacante palestrino.

Logo em seguida, o time criou uma oportunidade ainda melhor para ampliar o placar. Willian ficou com a bola após erro da defesa adversária e passou para Moisés, que chutou rasteiro e acertou a trave.

Aos 26, o técnico Cuca fez duas substituições de uma vez. O volante Thiago Santos entrou na vaga do polivalente Jean, e o atacante Róger Guedes, no lugar de Deyverson.

A partida na etapa final era menos intensa e os jogadores tinham mais espaço para a movimentação. No entanto, tanto o Palmeiras quanto o Fluminense encontravam dificuldades para concluir as jogadas.

Aos 38, o Verdão quase matou o jogo, em um contra-ataque puxado por Juninho. O zagueiro apareceu de surpresa no ataque e ficou frente ao goleiro Júlio César, que saiu para fechar o ângulo e atrapalhou a finalização do camisa 4 alviverde.

Em seguida, aos 40, o técnico palmeirense fez sua terceira alteração, e o atacante Borja entrou no lugar do cansado Willian. O Fluminense ainda buscava o empate, mas as intervenções precisas dos defensores palestrinos e do goleiro Fernando Prass selaram a vitória do Palmeiras.

Escalação: Fernando Prass; Mayke, Edu Dracena, Juninho e Egídio; Jean (Thiago Santos), Tchê Tchê, e Moisés; Dudu, Willian (Borja) e Deyverson (Róger Guedes).

Cartões amarelos: Edu Dracena e Egídio.

Gol

Palmeiras: Egídio (41’ – 1º Tempo)