Departamento de Comunicação

Em sorteio realizado no auditório da CBF, o Palmeiras conheceu nesta sexta-feira (23) seu primeiro adversário na busca pelo pentacampeonato da Copa do Brasil: o Verdão encara o CRB-AL em duelos de ida e volta válidos pela terceira fase da competição. O primeiro jogo terá mando do time alagoano, e a decisão da vaga nas oitavas de final será no Allianz Parque. Os confrontos ainda não têm data definida, mas estão previstos para as primeiras semanas do mês de junho.

As duas equipes nunca se enfrentaram pela Copa do Brasil. No retrospecto geral, no entanto, a vantagem é alviverde: foram seis embates, quatro pelo Campeonato Brasileiro, um pela Série B e um amistoso, sendo quatro vitórias, um empate e uma derrota. Nestas partidas, o Verdão balançou as redes 14 vezes e sofreu apenas três gols. Contra clubes alagoanos, o Palmeiras disputou 21 jogos, venceu 15 deles, empatou três e foi superado em outros três, com 41 gols marcados e nove sofridos.

Foi contra o CRB-AL que o Verdão registrou sua maior goleada na história do Campeonato Brasileiro: em 1984, o Alviverde venceu a equipe alagoana por 7 a 0, no estádio do Morumbi, com gols de Jorginho (3), Reinaldo Xavier (2), Vágner Bacharel e Márcio Alcântara. O último duelo entre Palmeiras e CRB-AL aconteceu em 2003, pela Série B do Brasileiro. Na ocasião, os dois times empataram em 1 a 1.

A terceira fase da Copa do Brasil conta com a entrada de 12 times: os classificados para a CONMEBOL Libertadores, o nono colocado do Campeonato Brasileiro e os campeões da Série B, da Copa do Nordeste e da Copa Verde. Os potes do sorteio foram organizados de acordo com o Ranking Nacional de Clubes – os 16 mais bem colocados, incluindo o Palmeiras, ocuparam o Pote I, enquanto os restantes ficaram no II. O chaveamento das próximas fases não está determinado – haverá um novo sorteio para definição dos duelos das oitavas de final.

Retrospecto na Copa do Brasil

O Palmeiras venceu o Grêmio na decisão da Copa do Brasil 2020 e comemorou o título no Allianz Parque (Foto: Mauro Horita/Copa Intelbras do Brasil)

Atual campeão, o Palmeiras disputa o torneio pela 26ª vez (a primeira participação foi em 1992). Em 2020, o clube se sagrou campeão de maneira invicta, com seis vitórias, dois empates, 15 gols marcados e quatro sofridos, e superou o Grêmio na final tanto na ida, na arena do adversário (1 a 0), quanto na volta, no Allianz Parque (2 a 0). Além da edição de 2020, o Verdão venceu a Copa do Brasil em 1998, 2012 (invicto) e 2015. Apenas o Cruzeiro, com seis títulos, e o Grêmio, com cinco, levantaram a taça mais vezes.

O retrospecto alviverde na Copa do Brasil é positivo. No total, o Maior Campeão do Brasil entrou em campo pelo torneio em 162 oportunidades, venceu em 93 delas, empatou em 39 e foi superado 30 vezes, com 307 gols marcados e 154 sofridos. Como mandante, foram 77 duelos disputados, com 54 triunfos, 16 igualdades no placar e sete reveses, 176 bolas na rede e 60 gols sofridos. E, mesmo atuando como visitante, o Verdão leva vantagem: são 85 jogos, 39 vitórias, 23 empates e 23 derrotas, balançando as redes adversárias 131 vezes e sendo vazado 94.

Veja todos os confrontos da terceira fase:

América-MG x Criciúma
Athletico Paranaense x Avaí
Atlético-MG x Remo
Bahia x Vila Nova
Ceará x Fortaleza
Chapecoense x ABC
Corinthians x Atlético-GO
Cruzeiro x Juazeirense
Flamengo x Coritiba
Fluminense x Red Bull Bragantino
Grêmio x Brasiliense
Internacional x Vitória
Palmeiras x CRB
Santos x Cianorte
São Paulo x 4 de Julho
Vasco da Gama x Boavista