Departamento de Comunicação

O Palmeiras foi um dos vencedores do Prêmio CONAFUT 2021, realizado na noite de quinta-feira (15), em uma conferência virtual. O Verdão foi o premiado em duas categorias: a comissão técnica do clube foi eleita a melhor da temporada e o diretor Anderson Barros foi escolhido como o melhor executivo de futebol.

Realizada desde 2017, a premiação da Conafut (Conferência Nacional do Futebol) busca destacar as melhores práticas de gestão, elegendo os profissionais do futebol que mais se destacaram ao longo do ano e evidenciando exemplos de competência. O evento foi transmitido ao vivo nas redes sociais e contou com a participação dos vencedores.

O técnico Abel Ferreira recebeu o prêmio em nome da comissão técnica do Verdão, destacando o caráter coletivo do reconhecimento. “No futebol, quando ganhamos, ganhamos todos. É um trabalho de muita estrutura. Uma equipe técnica liderada por mim, mas que em muito depende deles, porque você não consegue estar presente em todos os departamentos e a informação tem que chegar de alguma forma. Ao longo da minha carreira, fui criando minha equipe técnica, especificando o que cada um teria que fazer dentro da nossa organização. Não são meus adjuntos ou meus auxiliares, são meus treinadores. Trabalhamos em conjunto com os departamentos do clube”, explicou.

A comissão de Abel Ferreira, formada também pelos auxiliares Vitor Castanheira, João Martins e Carlos Martinho e pelo observador técnico Tiago Costa, trabalha em parceria com a comissão técnica fixa do clube. Clique aqui para conhecer todos os profissionais do departamento de futebol alviverde.

Anderson Barros chegou ao Verdão em dezembro de 2019 (Fabio Menotti/Palmeiras)

Diretor de futebol do Palmeiras, Anderson Barros analisou o trabalho feito em 2020 e falou sobre as funções e responsabilidades de um executivo de futebol. “Acreditamos naquilo que havíamos definido no começo da temporada. Ficou muito claro para todos que tínhamos uma responsabilidade com a valorização da base. Precisávamos mudar o perfil de contratações e manter nossa equipe competitiva. Até pelos resultados da temporada, acredito que conseguimos”, disse. 

“Somos facilitadores. Temos um departamento técnico, de análise de desempenho, de análise de performance, um Núcleo de Saúde e Performance, um gerente de futebol, profissionais muito mais competentes do que nós em suas áreas específicas. Então acho que o grande segredo de um executivo de futebol é facilitar para que cada um destes profissionais possam exercer ao máximo suas funções”, completou.

Confira a premiação completa: