Departamento de Comunicação

Com o desfalque de Weverton, expulso diante do São Bento na última partida do Palmeiras pelo Campeonato Paulista, o goleiro Vinicius pode receber mais uma oportunidade na noite desta sexta-feira (16), contra o São Paulo, às 22h, no Allianz Parque, pela quinta rodada do torneio estadual. Desde 2006 no Verdão, o arqueiro de 27 anos recentemente renovou contrato com o clube até o final de 2024.

“A renovação é um motivo de muito orgulho e satisfação. Estou no clube desde os 11 anos, praticamente nasci aqui. Eu e minha família estamos realizados, pois todo o esforço valeu a pena. Ao mesmo tempo, é uma responsabilidade muito grande e espero fazer um ótimo trabalho durante este período. O Palmeiras é a minha vida, fico aqui mais do que em casa. Procuro sempre representar da melhor forma esta camisa tão pesada. Sinto um carinho e um amor enormes por ela e tento retribuir tudo isso dentro de campo”, afirmou a Cria da Academia, que é quem tem mais tempo de casa entre todos do atual elenco.

Aprovado após avaliação na base, Vinicius integrou todas as categorias menores do Verdão (do Sub-11 ao Sub-20, incluindo o extinto Palmeiras B) e, desde 2013, quando subiu para o elenco profissional, passou a conviver diariamente com nomes como Fernando Prass, Jailson e Weverton. “É a realização de um sonho ser amigo de seus ídolos. É muito gratificante aprender com eles todos os dias. Sempre tentei absorver ao máximo o melhor de cada um como goleiro e ser humano. Juntando todos os conselhos de todos eles, o mais marcante para mim é: nada resiste ao trabalho. Por isso me cobro muito, fico bravo comigo e encaro cada treino como final de Copa do Mundo. Afinal, o jogo é reflexo do que você faz nos treinos”, disse o camisa 1, que não chegou a treinar com Marcos. “Mas, às vezes, o Sub-17 vinha jogar na Academia e o Profissional estava treinando no outro campo. Eu ficava olhando, observando (risos). Ele era um goleiro surreal”, recorda o então arqueiro da Seleção Brasileira Sub-17.

Vinicius chegou ao Verdão com 11 anos de idade, em 2006 (Cesar Greco/Palmeiras)

A primeira convocação para a equipe principal, aliás, foi de forma inesperada. “Vim treinar pela primeira vez no time de cima em 2013 e acabei já indo para a viagem (risos). No mesmo dia, três goleiros se machucaram e fui para Varginha-MG, para o jogo contra o Boa Esporte. Sonhava com uma oportunidade, mas não tão rápido assim”, sorriu o goleiro, que, mais tarde, encarou alguns empréstimos para voltar mais maduro ao Palmeiras no começo de 2020.

“Voltei com uma cabeça diferente e mais madura após os empréstimos à Ponte Preta e ao CRB-AL. Cresci tanto como atleta quanto como homem. Aprendi muito a dar valor a tudo. Na Ponte, joguei só um jogo, mas isso me fazia me dedicar ainda mais. No CRB, fiz 12 partidas e pude ir bem. Depois, acabei retornando. Foi um motivo de muita alegria. Cheguei e já fomos disputar a Flórida Cup e depois foi uma temporada mágica para todos daqui, com três títulos importantes. Atravessamos uma pandemia, mas foi um ano de muito trabalho e conquistas. Toda a luta do dia a dia valeu a pena”, finalizou.

Vinicius soma sete partidas pelo Palmeiras. A estreia foi em 2016, contra o Santos, pelo Brasileiro. Na temporada passada, ele atuou contra Coritiba e Atlético-MG e, em 2021, diante de Corinthians, São Caetano, Ferroviária e São Bento.

O goleiro foi titular no duelo com o São Caetano, válido pela 1ª rodada do Campeonato Paulista (Cesar Greco/Palmeiras)