Departamento de Comunicação

Dudu chegou ao triunfo de número 182, igualando o ídolo Marcos (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

A vitória do Palmeiras sobre a Chapecoense, em Chapecó (SC), pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro 2021, ficou marcada por marcas individuais atingidas por alguns jogadores. Dudu e Raphael Veiga são alguns deles: o atacante chegou a 182 vitórias pelo clube e se tornou o jogador com mais vitórias pelo clube neste século, enquanto o meio-campista foi às redes pela 36ª vez com a camisa alviverde e ganhou posições nos rankings de artilharia dos 100 jogadores que mais fizeram gols na história do Palmeiras e também dos dez atletas que mais pontuaram no Século XXI.

Antes de entrar em campo na vitória sobre a Chapecoense nesta tarde, Dudu acumulava 181 vitórias pelo Verdão. Em seu 317º jogo, o atacante chegou ao triunfo de número 182, igualando ninguém menos que o goleiro Marcos, com quem agora divide a liderança da lista de atletas palmeirenses com mais vitórias no século atual (ou seja, considerando partidas a partir de 2001): tanto o camisa 4+3 quanto o eterno camisa 12 somam 182 resultados positivos (Marcos com 392 jogos apenas no século atual – 533 jogos e 257 triunfos pelo clube no total).

Já o meia Raphael Veiga, palmeirense desde a infância, antes de entrar em campo contra a Chapecoense nesta tarde, acumulava 35 gols pelo clube ao longo de suas duas passagens (em 2017 e desde 2019); mesmo número de gols, aliás, que Edmundo no Século XXI – o Animal marcou 99 gols pelo clube no total das suas 223 partidas, mas, levando em conta apenas sua segunda passagem (a única no século atual, entre 2006 e 2007), foram 89 jogos e 35 gols marcados.

Com isso, Veiga chegou a um total de 36 bolas na rede pelo Palmeiras, superou Edmundo e igualou Miguel Borja na 8ª colocação da lista dos maiores goleadores do clube somente neste século e, agora, ele divide com o colombiano o posto, com 36 tentos. A frente desta dupla, estão apenas Alex Mineiro (7º, com 37 gols), Diego Souza (6º, com 38 gols), Kleber Gladiador (5º, com 39 gols), Valdivia (4º, com 41 gols), Vágner Love (3º, com 54 gols), Willian Bigode (2º, com 66 gols), e Dudu (maior artilheiro palmeirense neste século, com 71 bolas na rede).

De quebra, o camisa 23 também saltou da 87ª para a 83ª colocação do ranking de maiores artilheiros da história do Palmeiras, igualando Ênio Andrade, Luís Pereira, Miguel Borja e Cardoso (todos, é claro, também com 36 gols).

Vale destacar também que a estrela de Luiz Adriano voltou a brilhar. Principal artilheiro do time em 2020 – temporada da Tríplice Coroa -, com 20 gols, o camisa 10 deixou sua marca contra a Chapecoense nesta tarde, marcando o segundo da partida e definindo o resultado final em 2 a 0. O detalhe curioso é que o atacante palmeirense pontuou nas duas ocasiões em que o Verdão enfrentou o time de Chapecó na temporada atual: no primeiro turno (na vitória por 3 a 1, no Allianz Parque, marcou uma vez – os outros dois foram de Wesley) e também hoje (Veiga abriu o marcador e Luiz Adriano complementou).

AGENDA

O Palmeiras volta a campo na próxima terça-feira (21), às 21h30, no Allianz Parque, pelas semifinais da Libertadores da América (jogo de ida), contra o Atlético-MG (justamente o time que está perseguindo na ponta do Brasileirão).