Técnico da Seleção Escolar de karatê, palmeirense soma 21 medalhas no Mundial da Índia

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

O professor de karatê do Palmeiras Francisco Carlos de Lima, conhecido como Kiko, foi mais uma vez convocado para representar a Seleção Brasileira Escolar no exterior no início de julho. Treinador do time brasileiro na 1ª edição do Combat Games, na Índia, ele ajudou o país a conquistar 21 medalhas no torneio mundial de artes marciais promovido pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF).

No Kata masculino (simulação de combate), a equipe nacional garantiu uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze. Já no kumitê masculino, que consiste no confronto entre dois karatecas, o Brasil subiu ao pódio dez vezes (três ouros, cinco pratas e dois bronzes). No feminino, o Brasil ganhou as três primeiras colocações no kata, além de cinco medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze no kumitê.

No ano passado, Kiko também havia participado dos Jogos Mundiais Escolares, a Gymnasíade, na Turquia. Na ocasião, ele obteve 17 medalhas, tornando o karatê a modalidade mais vitoriosa do país, com cinco ouros, duas pratas e dez bronzes. O evento reúne milhares de atletas escolares e propicia aos jovens experiências de integração e diversidade cultural.

[album]