Departamento de Comunicação

O meio-campista Felipe Melo está no Verdão desde 2017 e acumula 174 jogos pelo clube (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

O Palmeiras encerrou mais um dia de preparação para a estreia na Copa do Mundo de Clubes da FIFA nesta sexta-feira (5). O time enfrenta pela semifinal o Tigres, do México, no domingo (7), às 15h (de Brasília), em Doha, no Catar, e o elenco já comenta a expectativa para a estreia no principal torneio de clubes do mundo. O volante Felipe Melo, que retornou de uma grave lesão no tornozelo a tempo de disputar a final da Libertadores, comemora a decisão de deixar o futebol europeu em 2017 e buscar novos desafios pelo Maior Campeão do Brasil.

“Valeu a pena ter largado uma vida de sucesso na Europa, um clube como a Inter de Milão, e começar do zero no Brasil em um grande clube como o Palmeiras. Foi uma das decisões certas da minha vida. Ainda temos muito para sonhar, para fazer. E no final de tudo vou olhar para trás e vou dizer que valeu muito a pena, graças a Deus”, disse o jogador.

O meio-campista assume papel de conselheiro aos mais jovens do elenco após um ciclo vitorioso de mais de dez anos na Europa, incluindo convocações para a Seleção Brasileira e participação na Copa do Mundo da África do Sul de 2010 como titular. Ele alerta para a qualidade da equipe mexicana, mas ressalta que o Verdão está focado em busca do sonho e do título mundial.

“Dentro de campo, chegar junto, cobrar, faz parte. Tenho 37 anos de idade e muitas pessoas que passaram pela minha vida e davam tapinhas nas costas tentaram de tudo para acabar com meus sonhos. As que me cobravam e falavam a verdade são as que estão comigo até hoje. Que choraram comigo, e hoje nas vitórias choram de alegria. Cobramos os jovens atletas que têm um potencial incrível, que são o futuro do Palmeiras, porque gostamos deles e queremos que atinjam o máximo na carreira. Se forem prósperos no clube, nós também seremos. Agradeço de ser o capitão da equipe e exercer esse papel dentro e fora de campo”, disse Felipe Melo.

“Vimos parte do jogo do Tigres, sabemos que é uma equipe forte. Estão focados no Mundial e mostraram a força deles contra os coreanos. Demonstraram forças e fraquezas, assim como todas as equipes. Vamos trabalhar em cima disso, assim como eles também vão trabalhar. O importante é seguirmos focados como grupo e seguirmos sonhando. Sonhar, profetizar para realizar. Isso que estamos fazendo”, finalizou o camisa 30.

Luiz Adriano foi campeão da Copa do Mundo de Clubes pelo Internacional (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

O atacante Luiz Adriano também agrega experiência ao grupo alviverde no Catar. Em 2006, aos 19 anos de idade, disputou a Copa do Mundo de Clubes da FIFA pelo Internacional e terminou como campeão – na semifinal, inclusive, marcou o gol da vitória sobre o Al Ahly. Ele foi o principal artilheiro do Palmeiras nesta edição da Libertadores, com cinco gols marcados, e acredita que o trabalho é o principal aliado para superar o nervosismo da estreia no torneio.

“Foi a minha estreia como profissional em uma competição internacional. Estava muito feliz, era um dos mais jovens do grupo, tinha vindo da base. Para mim essa competição foi muito especial, fiquei muito feliz de ter feito aquele gol, levar o Internacional para a final do Mundial. Meu pai comprou todos os jornais, me mandava fotos. Foi muito especial para mim o gol na semifinal, momento importante da minha carreira”, disse o camisa 10.

“A preparação está sendo muito boa. Trabalhos fortes, intensos, e hoje já começamos a trabalhar sobre o Tigres. Vimos um vídeo deles e já trabalhamos a parte tática. Igual todos os jogos importantes que temos, nos primeiros 10 minutos de jogo tem aquela ansiedade. Depois que ela vai embora, vamos nos adaptando ao jogo e as coisas vão acontecer naturalmente. É ter tranquilidade, porque estamos trabalhando muito bem, e isso que é o fundamental para superar. É um jogo de Mundial, que esperávamos muito chegar. É pensar no trabalho para ter a tranquilidade de executar bem”, completou o centroavante.