Filho de Julinho Botelho se emociona com homenagem: ‘Ele está acompanhando’

Luan de Sousa
Departamento de Comunicação

Além de ser válido pela Copa EuroAmericana, o duelo entre Palmeiras e Fiorentina-ITA, na quarta-feira (30), colocará em disputa o Troféu Julinho Botelho, iniciativa alviverde para homenagear o ídolo das duas equipes. Carlos Botelho, filho do ex-ponta que faleceu em 2003, elogiou a atitude.

Divulgação _ Carlos Botelho, filho de Julinho, ergueu um colégio no bairro da Penha em homenagem ao pai e criou um museu para relembrar sua carreira

“Quando eu recebi a notícia de que o jogo valeria o Troféu Julinho Botelho foi uma alegria e, ao mesmo tempo, um alívio. Afinal, não podemos perder a história, precisamos sempre recordar os nossos ídolos do passado. Por isso, fui pessoalmente agradecer ao presidente Paulo Nobre”, afirmou.

“Meu pai, onde estiver, está muito feliz, está acompanhando. Eu acredito nisso. Quando eu fui a Florença receber uma homenagem da Fiorentina, eu tenho certeza de que ele estava lá comigo também”.

Por falar em valorizar o passado, Carlos e seus irmãos ergueram em 2006, no bairro da Penha (onde Julinho nasceu, cresceu e, após uma carreira gloriosa, morreu), um colégio (particular e que abrange os ensinos infantil, fundamental e médio) com o nome do pai.

“Nós, os filhos, sempre moramos na vizinhança. Então, decidimos construir em cima da quadra de futebol de salão dele uma escola. Fizemos isso para perpetuar a história dele”, disse Carlos, mantenedor da escola, que emendou, ao ser perguntado por qual time torcerá no estádio do Pacaembu. “Vou torcer para os dois, espero que seja um grande jogo”.

O prédio, além de salas de aula, ostenta um museu repleto de fotos, recortes de jornais e troféus sobre a carreira de Julinho Botelho, que, se estivesse vivo, completaria 85 anos nesta terça-feira (29). O Site Oficial fará uma matéria especial.

Confira fotos do acervo pessoal da família de Julinho:
[album]

Confira o vídeo especial sobre o ídolo alviverde feito pela TV Palmeiras: