Departamento de Comunicação
Bruno Alexandre Elias

Jailson comemora defesa do pênalti com atacante Willian (Cesar Greco/Divulgação)

Além de fazer muito bem o seu papel debaixo das traves, o Jailson também não decepciona quando é requisitado nos penais: defendeu hoje, ao impedir cobrança do zagueiro Velásquez, sua 5ª cobrança no clube. Antes disso, havia parado o Flamengo, Barcelona de Guayaquil-EQU, Red Bull e Santos.

Contra o Flamengo, ele defendeu a cobrança de Diego, no Brasileiro de 2017; diante do Barcelona de Guayaquil-EQU, Jailson parou Damian Diaz, na Libertadores de 2017; enfrentando o Red Bull Brasil, o arqueiro esmeraldino espalmou o tiro de Rodrigo Andrade, no Paulista de 2018; e contra o Santos, Jailson impediu o gol de Diogo Vitor, também do Paulista de 2018 (fase semifinal, que classificou o Alviverde para a decisão).

Segurança no gol. Esse é um dos termos que podem ser atribuídos a Jailson, que possui agora 78 jogos pelo clube e 60 gols sofridos (índice que o coloca perto das menores médias de goleiros vazados na história palmeirense).

A fama de seguro debaixo das traves não vem de hoje. À época em que estreou, o atual camisa 42 estabeleceu um recorde incrível que se estendeu até 2018: permaneceu as primeiras 27 partidas válidas por jogos de Campeonato Brasileiro sem conhecer derrota (foram 20 vitórias e 7 empates), além de ter acumulado apenas uma única derrota em suas primeiras 43 partidas pela agremiação. À época, Jailson ganhou fama de invicto – o que lhe rendeu, inclusive, uma série de memes.

Jailson está integrado ao elenco desde 2014, quando veio contratado do Ceará. Desde então, foi campeão da Copa do Brasil de 2015 e dos Brasileiros de 2016 e 2018. Mas foi no Brasileirão de 2016 que Jailson se firmou, após a ida de Fernando Prass para a Seleção Olímpica e, logo em seguida, a lesão sofrida pelo seu então companheiro de time. A partir de então, o atual camisa 42 ganhou sequência no time e também o carinho da torcida, sendo apelidado carinhosamente de ‘Jailsão da Massa’ e ‘Pantera Negra’.

O jogo

A defesa de Jailson foi importante para que o time alviverde saísse com o ponto extra (Palmeiras e Atlético Nacional-COL empataram em 0 a 0 no tempo regulamentar). o Alviverde venceu nos pênaltis, por incríveis 10 a 9 – o regulamento do torneio prevê disputa de pênaltis em caso de empate (ou seja: as duas equipes que empataram ganham um ponto, mas o time vencedor nos penais conquista o ponto extra).

Palmeiras na Florida Cup 2020

Esta é a primeira participação do Palmeiras no torneio norte-americano. Quatro times participam e cada um jogará duas partidas – o campeão será definido por pontos corridos. Em caso de empate, será realizada cobrança de pênaltis com um ponto extra dado ao vencedor. Além dos colombianos, o Verdão enfrenta ainda o New York City FC-EUA, no sábado (18), às 16h (horário de Brasília). O Corinthians é o outro participante do torneio.

Menores médias de gols sofridos por goleiros da SEP (10 jogos ou mais)
Benítez – 0,54 (13 gols e 24 jogos)
Gato Fernández – 6,62 (22 gols em 35 jogos)
Weverton – 0,63 (57 gols em 90 jogos)
Ivan Izzo – 0,73 (60 gols em 82 jogos)
Leão – 0,74 (465 em 621 jogos)
Jailson – 0,76 (60 gols em 78 jogos)
Raul Marcel – 0,76 (42 gols em 55 jogos)
Tonho – 0,76 (10 gols em 13 jogos)