Departamento de Comunicação

A equipe Sub-17 do Palmeiras bateu o Atlético-GO por 3 a 1 na noite desta quarta-feira (19), no Allianz Parque, e garantiu a primeira vitória em casa no Campeonato Brasileiro Sub-17. Os gols palestrinos foram marcados por Thalys e Jean Carlos, duas vezes.

O triunfo colocou o Verdão momentaneamente na vice-liderança do Grupo A, com seis pontos em três partidas. O time volta a campo pela competição nacional no dia 28 de maio (sexta-feira), às 15h, contra o Ceará, no Cidade Vozão, em Itaitinga-CE, pela quarta rodada.

Assim como em 2020, o Campeonato Brasileiro Sub-17 será disputado em quatro fases. Na primeira, os clubes estão divididos em dois grupos com dez em cada, classificando-se para as quartas de final os quatro primeiros colocados após jogos de todos contra todos dentro da chave e em turno único. Daí em diante, a competição passa a ser disputada em mata-matas, com partidas de ida e volta até a final.

Nesta fase classificatória, o Verdão está no Grupo A, ao lado de Ceará, Grêmio, América-MG, Botafogo, Cruzeiro, São Paulo, Atlético-GO, Bahia e do próprio Flamengo. Já o Grupo B reúne Athletico-PR, Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Sport, Chapecoense, Fortaleza, Internacional, Santos e Vasco.

De cabeça, Thalys abriu o placar do Allianz Parque (Foto: Fabio Menotti)

O jogo

Durante o primeiro tempo, o Palmeiras teve mais a bola, mas pecava no último passe. Quando a jogada foi certeira, o placar foi aberto: aos 22, em belo cruzamento de Kauan Silva pela esquerda, Thalys subiu mais alto que a defesa adversária e, de cabeça, tocou no contrapé de Marcio, sem chances de defesa.

O Verdão seguiu buscando o ataque e quase chegou a ampliar com Kauan, que soltou a bomba de fora da área e contou com grande intervenção do goleiro adversário. Ainda no período, o Atlético-GO perdeu um atleta por expulsão.

No segundo tempo, os visitantes vieram para a pressão e igualaram o marcador em poucos minutos, além de terem colocado uma bola na trave do goleiro Zé Henrique.

Sem recuar o Alviverde quase faz o segundo com Ewandro, que entrou no período, em belo voleio que passou tirando tinta da trave. No entanto, foi na bola parada que o Verdão voltou a ficar na frente do placar: aos 28, em falta do canto direito, Jean Carlos soltou o pé e o goleiro Marcio aceitou.

Após o gol, o Palmeiras voltou a ter domínio das ações do jogo. Com as alterações promovidas por Artur Itiro, o time ganhou fôlego novo no ataque e quase fez o terceiro com David, que cabeceou para fora após belo cruzamento pela esquerda.

No entanto, a noite era do volante Jean Carlos. Aos 40 minutos, em belíssima jogada individual, Luis Guilherme invadiu a área direita e chutou para espalmada de Marcio. Na sobra, o camisa 18 soltou o pé e fez o terceiro do Verdão no Allianz Parque para garantir mais três pontos.

Palmeiras Sub-17: Zé Henrique; Carlos Eduardo (Pedro), Kauã Oliveira, Serafim e Robert Dias; Jota (Figueiredo), Thalys e Luiz Freitas (David); Kauan Silva (Jean Carlos), Allan (Luis Guilherme) e Wendell (Ewandro). Técnico: Artur Itiro

Artilheiro da noite, Jean chegou a três gols no Brasileiro Sub-17 (Foto: Fabio Menotti)

Confira abaixo a relação de jogos do Palmeiras no Brasileiro Sub-17:

Primeira fase

10/05: Palmeiras 1 x 2 Flamengo – Allianz Parque
Gol: Jean Carlos

15/05: Botafogo 0 x 5 Palmeiras – CEFAT Niterói
Gols: Kauan Silva (2), Allan, Kauã Oliveira e David

19/05: Palmeiras 3 x 1 Atlético-GO – Allianz Parque
Gols: Thalys e Jean Carlos (2)

28/05 – 15h: Ceará x Palmeiras – Cidade Vozão (MyCujoo)
05/06 – 15h: Palmeiras x Bahia – a definir (MyCujoo)
12/06 – 15h: Cruzeiro x Palmeiras – SESC Alterosas (MyCujoo)
19/06 – 15h: Palmeiras x América-MG – a definir (MyCujoo)
26/06 – Palmeiras x Grêmio*
03/07 – São Paulo x Palmeiras*

*partidas com datas a serem confirmadas pela CBF