Departamento de Comunicação

Em seu 11º jogo pela CONMEBOL Libertadores 2021, o atual campeão continental recebeu a equipe do Atlétic-MG, no Allianz Parque, na noite desta terça-feira (21), pelo jogo de ida das semifinais do torneio: as equipes empataram sem gols, sendo que o Verdão viveu noite predestinada após um ótimo primeiro tempo do Galo, no qual o time visitante desperdiçou uma penalidade com o atacante Hulk, aos 41 do primeiro tempo. Os clubes decidem vaga para a grande final na próxima terça-feira (28), às 21h30, no Mineirão – vale lembrar que o Palmeiras não perde como visitante desde 2019, em abril, quando sofreu revés para o San Lorenzo de Almagro-ARG, por 1 a 0, em Buenos Aires (Argentina). Desde então, foram 14 duelos disputados como visistante: nove vitórias e cinco empates (não conta o jogo da final da Libertadores de 2020, contra o Santos, no Maracanã, pois era campo neutro).

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

O Verdão, pelo simples fato de ter entrado em campo nesta noite, possui o maior número de jogos na história da Libertadores dentre os brasileiros na competição. O clube palmeirense chegou hoje a 208 partidas pelo torneio continental, superando o Grêmio, com quem antes estava empatado com 207 duelos no Continental.

Já contabilizando a edição de 2021, o Palmeiras chegou nove vezes à semifinal da Libertadores em toda a história: 1961, 1968, 1971, 1999, 2000, 2001, 2018 e 2020, além da atual temporada. Nas outras oito vezes em que esteve nesta fase, o Alviverde avançou para a final em cinco oportunidades: 1961 (vice), 1968 (vice), 1999 (campeão), 2000 (vice) e 2020 (campeão).

Individualmente, Abel Ferreira igualou Cuca como o treinador que mais comandou o Palmeiras na história do Allianz Parque: com o duelo de hoje, são 35 jogos, mesmo número de partidas, curiosamente, do atual técnico do atual técnico do Atlético-MG – seu adversário desta noite.

Já dentre os jogadores, destaque numérico para Dudu e Weverton, que se passaram a ocupar a segunda posição na história do Palmeiras dentre os atletas com mais partidas pela Libertadores: hoje, a dupla chegou aos 39 duelos, superando o ex-volante Galeano (com 38) e igualaram o ex-meia e ídolo Alex, com quem também dividem a segunda colocação. O trio está atrás apenas do ex-goleiro Marcos, que acumula incríveis 57 partidas pela Libertadores no Verdão.

PALMEIRAS É O TIME BRASILEIRO COM MAIS VITÓRIAS NA LIBERTADORES

Mesmo não tendo vencido nesta noite, com sua vitória mais recente na competição, por 3 a 0 sobre o São Paulo, no Allianz Parque, na partida de volta das quartas de final, o Palmeiras se isolou ainda mais na primeira colocação como o time brasileiro com mais triunfos na história da Libertadores, agora com 116, seguido pelo Grêmio, já eliminado desta edição na pré-Libertadores, com 108.

> Como mandante, o Palmeiras também lidera o ranking entre os brasileiros, com sua vitória mais recente (sobre o São Paulo), de forma isolada, com 75 vitórias, tendo ultrapassado o Grêmio – o Tricolor Gaúcho soma 74 triunfos em seus domínios pela competição –, seguidos pelo São Paulo, com 72.

> O Palmeiras é ainda o time brasileiro com mais vitórias como visitante na história da competição, com 44 triunfos contra 34 do Cruzeiro, segundo colocado. Nos últimos 22 compromissos como visitante, foram 16 vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas.

PALMEIRAS É O TIME BRASILEIRO COM MAIS GOLS NA LIBERTADORES

Mesmo não tendo pontuado esta noite, o Verdão segue com 389 gols (agora 208 jogos disputados), o Palmeiras aparece na sétima posição entre os times que mais fizeram gols na história da Libertadores. O segundo brasileiro que mais foi às redes é o Grêmio, com 318 gols em 207 jogos.

> O Verdão é também o clube brasileiro com mais gols como mandante, com 233 bolas na rede, seguido pelo São Paulo, com 206.

> Como visitante, o clube aparece novamente na liderança do ranking entre equipes do Brasil, com 155 tentos anotados, seguido pelo Grêmio, com 122.

*O gol do título da Libertadores 2020 não entra na soma nem de mandante nem de visitante porque foi anotado em campo neutro.

PALMEIRAS É O TIME BRASILEIRO COM MAIS EDIÇÕES DISPUTADAS NA LIBERTADORES

Em sua 21ª participação, o Palmeiras é um dos três clubes brasileiros com mais edições de Libertadores disputadas, ao lado de Grêmio e São Paulo. O Verdão, no entanto, é o único dos três que nunca caiu antes da fase de grupos.

> O Verdão possui o maior número de jogos na história da Libertadores dentre os brasileiros na competição. O clube palmeirense acumula atualmente 208 partidas pelo torneio continental com a de hoje, se isolando no topo, superando o Grêmio nesta noite, diante do Atlético-MG.

> O Palmeiras disputa a Libertadores pelo sexto ano consecutivo, um recorde na história do clube. O Grêmio, que caiu logo na fase preliminar, também disputou as últimas seis. O recorde entre os brasileiros é do São Paulo, com sete seguidas entre 2004 e 2010.

PALMEIRAS É O TIME BRASILEIRO QUE CHEGOU PRIMEIRO À FINAL DA LIBERTADORES

> Em 1961, logo na segunda edição do torneio, o Palmeiras enfrentou o Peñarol-URU na grande decisão e ficou com o vice-campeonato.

> Além de 1961, o Alviverde chegou à final também em 1968 (vice), 1999 (campeão), 2000 (vice) e 2020 (campeão).