Departamento de Comunicação

O Palmeiras treinou na noite desta terça-feira (23), no Allianz Parque, e finalizou a preparação para o confronto com o River Plate-ARG, na quarta (24), às 21h30, na arena alviverde, pela partida de volta das quartas de final da CONMEBOL Libertadores – na ida, o Verdão venceu por 2 a 1, com gols do zagueiro Gustavo Gómez e do atacante Vitor Roque.

Os jogadores se reapresentaram na Academia de Futebol, fizeram ativação no centro de excelência e foram para o Allianz Parque – o trabalho começou às 18h. Depois de aquecimento, o elenco, sob o comando da comissão de Abel Ferreira, aprimorou conceitos e estratégias táticas. Houve ainda um descontraído recreativo e, por fim, ensaios de bolas paradas e finalizações. O lateral-direito Khellven, que nos últimos dias realizou cronograma especial por um trauma no pé, treinou com o grupo.

Após o trabalho, o paraguaio Gustavo Gómez falou da movimentação na casa palestrina. “O professor Abel está adotando essa metodologia nas últimas semanas e está nos ajudando muito para nos adaptarmos ao campo. Temos muitos companheiros novos que chegaram neste ano e isso ajuda para ter uma noção de como é o movimento da bola, o posicionamento. É importante isso. Hoje treinamos no Allianz Parque já para preparar o jogo de amanhã que é muito importante para nós. Faremos de tudo para conseguir a classificação”, disse o capitão.

O zagueiro Gustavo Gómez durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

O camisa 15 comentou sobre a força da torcida que canta e vibra e da obsessão que é ganhar a Libertadores. “Estamos vivendo um momento muito bom, cada jogo de Libertadores é uma história para nós e tentamos desfrutar isso com responsabilidade. Sabemos que representamos a camisa do Palmeiras, que tem uma história muito linda na Libertadores. Sempre tratamos de trabalhar para que essa história siga crescendo e que o torcedor saia feliz depois de cada jogo”, explicou.

Primeiro colocado geral na fase de grupos pela 8ª vez na história (é o recordista ao lado do River Plate-ARG), sendo a 6ª nas últimas oito edições (recordista isolado neste século), o Palmeiras disputa as quartas de final da Libertadores pela 13ª vez (recordista entre os clubes brasileiros ao lado do São Paulo), sendo a 7ª nas últimas oito edições. O Maior Campeão do Brasil busca vaga nas semifinais pela 12ª vez (é isoladamente o recordista brasileiro com 11 e pode igualar Olimpia-PAR e Independiente-ARG, ambos com 12, ficando atrás só de Nacional-URU, com 13, Boca Juniors-ARG, com 19, e River Plate-ARG e Peñarol-URU, ambos com 21). Em 50 confrontos eliminatórios disputados na história da competição, o Verdão ficou com o título três vezes, avançou de fase outras 30, foi vice três vezes e foi eliminado em 14 ocasiões.

Abel Ferreira, que no último sábado completou 150 jogos pelo Palmeiras no Allianz Parque (ficando atrás apenas de Vanderlei Luxemburgo, com 160, incluindo os períodos de Parque Antarctica e Palestra Italia), está a um triunfo de completar 100 vitórias no local (atualmente, são 99 resultados positivos, 31 empates e 20 derrotas, também atrás apenas de Luxemburgo, com 122 triunfos, na história da casa alviverde).