Sub-11 e Sub-13 do Verdão vencem Guarulhos antes do Dérbi pelo Paulistão

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

As equipes Sub-11 e Sub-13 do Palmeiras superaram o Guarulhos nesta quinta-feira (7), fora de casa, e garantiram mais uma rodada sem derrotas pelo Campeonato Paulista. Com os placares de 2 a 0 e 1 a 0, respectivamente, o Alviverde permanece bem colocado no Grupo 3 a quatro rodadas do término da primeira fase do torneio.

Mais líder do que nunca, o Sub-11 chegou aos 34 pontos e foi para as redes com Luighi e Endrick, artilheiros da categoria no Paulistão com 15 e 14 gols, respectivamente. O time ainda detém o posto de melhor ataque geral desta etapa, com 68 tentos – média de quase seis por partida.

Já o Sub-13, com o placar magro de 1 a 0 e gol de Kauan, chegou aos 32 pontos e tem confronto direto pela liderança do grupo contra o Corinthians neste domingo (10), às 10h30, na Academia de Futebol 2, em Guarulhos (SP) – o rival alvinegro lidera com dois de diferença para o Verdão. Mais cedo, às 9h, o Sub-11 também encara o time do Parque São Jorge.

Nas categorias menores, a prática do futebol também visa o caráter recreativo e educacional. No Sub-11, que joga em campo reduzido, as equipes jogam com nove atletas e número livre de substituições – o atleta substituído, inclusive, pode voltar a campo, assim como no futsal. O Sub-13 permite até sete trocas por partida, mas sem o direito de retornar ao jogo.

Participam ao todo 36 equipes, divididas em quatro grupos na primeira fase. Os clubes se enfrentam em turno e returno e avançam os quatro melhores de cada chave para as oitavas de final, iniciando-se as fases de mata-mata. O Palmeiras está no Grupo 3 ao lado de Amparo, AD Guarulhos, Juventus, Guarani, Paulista, São José EC, Atibaia e Corinthians.

No ano passado, o Verdão conseguiu a “dobradinha” de títulos com grandes campanhas. O Sub-13 superou o Santos na final, por 3 a 0, na Vila Belmiro, e o Sub-11 confirmou a taça com triunfo sobre o Guarani, por 2 a 0, na Academia de Futebol 2. Neste ano, as categorias foram campeã e vice da Copa Ouro, respectivamente, antes do início do estadual.