Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

A equipe Sub-16 do Palmeiras aproveita o intercâmbio cultural e esportivo de duas semanas na China para aprender sobre a cultura e também sobre o novo mercado futebolístico em ascensão no país. No quarto amistoso realizado na viagem, disputado na madrugada desta terça-feira (18), o Verdão empatou em 0 a 0 com a Seleção Sub-20 de Pequim, com duas bolas na trave e pelo menos mais três oportunidades de gol à queima-roupa salvas pelo adversário.

Divulgação_Amistoso disputado em Pequim nesta terça-feira (18) terminou sem gols

O Verdão, comandado pelo técnico Artur Itiro, entrou em campo com: Marcos, Gustavo, Patrick, Roberto e Esteves; Pedro, Bernardo (Junior), Wallace (Marcos) e Matheus (Lincon); Tomás e Matheus Barbosa. Além dos amistosos contra times da região, os palmeirenses participam de uma série de palestras com intuito de aproximá-los dos costumes, do idioma e da cultura milenar chinesa – os atletas também visitaram pontos turísticos, como a Muralha da China.

No amistoso de sábado (15), o Verdão goleou o time da Universidade de Hubei, por 6 a 0. O Verdão também venceu a Seleção Sub-17 da Província de Hubei por 6 a 2, com gols marcados por Bernardo (2), Matheus Barbosa (2), Aníbal e Matheus. No primeiro jogo da viagem, o time empatou em 1 a 1 contra a Seleção Sub-20 de Hubei, com gol de Tomás.

O Palmeiras viajou pela última vez à China em 2011, quando a equipe B inaugurou o Taiyuan City Stadium, estádio com capacidade para 75 mil espectadores, em uma partida amistosa contra a Seleção Olímpica da China, em Taiyuan. Na mesma excursão, o Palmeiras enfrentou o Shanxi-Jiayi, equipe profissional de futebol que disputa a Liga da Província de Shanxi. A viagem passou também por Pequim, capital da República Popular da China.

Palmeiras pelo mundo

O Verdão já disputou seis torneios internacionais neste ano, além da viagem à China: Copa Chivas Sub-17 (México), Torneio de Bellinzona Sub-18 (Suíça), Torneio da Real Sociedad Sub-17 (Espanha), Mundial de Clubes Sub-17 (Espanha), Peronne Cup Sub-19 (França) e Shonan International Cup Sub-11 (Japão). Os principais resultados obtidos pelo clube foram dois títulos, conquistados na Suíça e no Japão, e dois vice-campeonatos (ambos na Espanha).

O elenco Sub-16 do Palmeiras que está na China conta com vários atletas vice-campeões do mundo sub-17, no Mundial realizado em junho. Na ocasião, o Verdão terminou com uma campanha de quatro vitórias e um empate na Espanha. Na final, após empatar em 2 a 2 com o Real Madrid, foi superado nas cobranças de pênaltis e ficou com a medalha de prata.