Departamento de Comunicação

O Palmeiras está preparado para o retorno à CONMEBOL Libertadores 2020. A equipe realizou na tarde desta terça-feira (15), no Estádio Rafael Mendoza (campo do The Strongest), em La Paz, o último treino antes da partida contra o Bolívar, nesta quarta-feira (16), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Hernando Siles. O Verdão tem 100% de aproveitamento no torneio, com duas vitórias em dois jogos.

Após um aquecimento com bola e uma corrida leve em torno do gramado, o técnico Vanderlei Luxemburgo comandou um treino tático e esboçou o time que entra em campo contra os bolivianos. Além de realizar um trabalho por zona, o técnico ajustou o posicionamento da equipe nas bolas paradas. Alguns jogadores praticaram ainda cobranças de pênaltis e faltas.

O atacante Gabriel Silva foi inscrito para o restante da primeira fase do torneio continental (Cesar Greco/Palmeiras)

As ausências foram Lucas Lima, que sofreu um trauma no pé esquerdo na partida contra o Sport, Patrick de Paula e Luiz Adriano, ambos com desgaste muscular decorrente da sequência de jogos na temporada – os três permaneceram no hotel e não vão para a partida. O coordenador científico do clube, Daniel Gonçalves, explica a decisão de preserva-los do confronto contra o Bolívar.

“O Núcleo de Saúde e Performance (NSP) faz avaliações constantes para saber os níveis de performance e recuperação dos atletas. O Lucas Lima sofreu um trauma na região do pé e fica fora da partida por veto do departamento médico, diferentemente do Luiz Adriano e do Patrick de Paula. Eles apresentam um congestionamento de jogos nas últimas semanas, uma minutagem elevada, e, junto às avaliações de termografia e CK, entre outros questionários, apresentaram níveis de fadiga muscular elevado. Isso acarretaria em uma possibilidade grande de lesão sabendo das condições climáticas, altitude, gramado pesado e um jogo que exigirá intensidade. Diante das nossas necessidades e dos próximos confrontos, tanto no Brasileiro quanto na Libertadores, optamos, em conjunto Núcleo de Saúde e Performance e comissão técnica, em tirar esses três atletas da partida contra o Bolívar”, afirmou Daniel Gonçalves.

O médico Gilberto Cunha reforçou as palavras do colega: “O Luiz Adriano vem evoluindo bem, fazendo trabalhos avançados, mas tivemos conversas entre o Núcleo de Saúde e Performance e a comissão técnica e, pelo desgaste, pelo excesso de jogos e fadiga, entendemos que seria um risco desnecessário, ainda mais se tratando de altitude. O Patrick é uma situação semelhante, nos últimos dias sentia uma mialgia na perna. Fez trabalhos na parte física, mas entendemos que seria um risco. Melhor preservar e dar preferência a atletas que reúnem melhores condições nesse momento.”

O clube viajou à Bolívia logo após a partida contra o Sport, no domingo (14), para que os jogadores pudessem identificar melhor as interferências causadas pela altitude em La Paz (cerca de 3.640 metros acima do nível do mar). Na segunda (15), o clube também havia treinado no estádio do The Strongest.

Os jogadores do Palmeiras durante treino no Estádio Rafael Mendoza (Cesar Greco/Palmeiras)

O Palmeiras lidera o Grupo B da primeira fase da Libertadores com seis pontos (venceu o Tigre-ARG, na Argentina, por 2 a 0, e o Guaraní-PAR, no Allianz Parque, por 3 a 1). A classificação da chave tem o Guaraní-PAR em segundo lugar (com três pontos), o Bolivar-BOL em terceiro (três pontos) e o Tigre-ARG em quarto (zero).