Departamento de Comunicação

A goleada do Palmeiras por 5 a 0 sobre o Delfín-EQU na noite desta quarta-feira (02), no Allianz Parque, valeu não só a classificação do time às quartas de final da Libertadores como também marcou o retorno do atacante Willian Bigode, recém recuperado do novo coronavírus – o camisa 29 fez gol e pôs fim a um jejum de 12 partidas sem marcar (o último havia sido sobre o Botafogo, pelo Brasileiro, em 07/10) e, de quebra, fez seu 53º tento pelo Verdão, número que o fez saltar para a 52ª posição de maiores artilheiros do Alviverde em todos os tempos, além de se aproximar mais ainda do topo da artilharia levando em conta só o Século XXI, pois, com o gol desta noite, Willian ficou a apenas um de Vagner Love, vice-artilheiro palmeirense neste século com 54 bolas na rede – Dudu, com 70 gols, é o número um deste ranking. Enquanto a experiência de Willian chama a atenção pelos números fartos, o volante Danilo, Cria da Academia mais recente a ter sido incorporada ao elenco profissional, teve a oportunidade de viver o momento único de marcar um gol pelo time principal do Verdão (o seu primeiro como jogador profissional) pela primeira vez, aos 48 do segundo tempo, fechando a contagem em 5 a 0.

Vale lembrar queWillian é o jogador do Palmeiras que em mais jogos esteve presente em campo na atual temporada: atuou em 49 dos 52 possíveis– ficou de fora dos três últimos duelos após ter contraído o novo coronavírus. O tento desta noite, aliás, colocou o camisa 29 novamente no topo da artilharia do time no ano, ao lado de Luiz Adriano, ambos agora com 15 bolas na rede – e com esse número ambos superaram os tentos de Dudu e Gustavo Scarpa em 2019, artilheiros do time no ano passado, com 13 gols; desta forma, Willian está a cinco tentos de alcançar do goleador de 2018, Borja.

Além disso, o atacante é o terceiro artilheiro do time no Campeonato Brasileiro (quatro, atrás de Raphael Veiga, com seis, e de Luiz Adriano, com sete) e o líder, agora de forma isolada, em participações diretas nos gols da temporada (19, somando-se 15 bolas na rede e quatro assistências, seguido de Luiz Adriano, quem hoje ultrapassou, com 18 – 15 gols e três passes).

Segundo maior artilheiro do Verdão na era dos pontos corridos com 25 bolas na rede (atrás apenas de Dudu, com 41), Willian também já aparece em rankings históricos referentes à Libertadores.

Nesta noite, o jogador também se isolou como 8º colocado no top 10 de jogadores com mais jogos pela Libertadores pelo Verdão em todos os tempos, agora com 27 jogos somando todas as suas participações no torneio continental desde 2017(antes dividia a 8ª posição com o lateral e meio-campista Rogério, com 27 jogos); à frente do atual camisa 29 neste ranking estão os meio-campistas Ademir da Guia e Dudu (empatados em 6º, com 29 jogos), o volante Cesar Sampaio (5º, com 30 jogos), atacante Dudu (4º, com 34 jogos), o volante Galeano (3º, com 38 jogos), o meia Alex (2º, com 39 jogos) e o goleiro Marcos (líder da lista, com 57 jogos).

Na Libertadores 2020, aliás, Willian marcou quatro vezes, passando a dividir com Luiz Adriano a marca também de artilheiro do time nesta competição (já havia sido no Paulista): na estreia do Verdão na atual edição, contra o Tigre-ARG, diante do Bolívar-BOL, na terceira rodada e, novamente, ante a equipe boliviana, desta vez no jogo de volta da primeira fase, na quinta rodada; e agora contra o Delfín-EQU, nesta noite.

Jogador do atual elenco com mais partidas
 (198, seguido por Felipe Melo, com 170), gols (53, seguido por Luiz Adriano, com 22) e assistências (20, ao lado de Lucas Lima), Willian é o 80º no ranking dos atletas com mais jogos na história do clube e o 6º entre os que têm mais vitórias neste século, com 108 triunfos– completam o ranking: Márcio Araújo (5º, com 118), Valdivia (4º, com 122), Fernando Prass (3º, com 151), Dudu (2º colocado, com 174) e Marcos (líder com 182 vitórias).

As 198 partidas de Willian, inclusive, o colocam também no top 10 de palmeirenses com mais partidas neste século, na 9ª colocação, de forma isolada (Maurício Ramos é o 10º, com 193 jogos). completam o ranking: o volante Pierre (8º, com 199), o volante e lateral Wendel (7º, com 203), o meio-campista Corrêa (6º, com 209), o meia Valdivia (5º, com 241), o volante Márcio Araújo (4º, com 252), o goleiro Fernando Prass (3º, com 274), o atacante Dudu (2º, com 305) e o goleiro Marcos (líder no quesito, com 392).

No Allianz Parque, Willian se isolou hoje como o vice-artilheiro, com 20 gols, deixando Borja, com 19, para trás (Dudu lidera o quesito, com 33 bolas na rede na arena), o terceiro em jogos (80, a frente de Vitor Hugo, com 75, e de Felipe Melo, com 74, e atrás apenas de Fernando Prass, com 86, e Dudu, com 127) e o quinto em assistências (nove, ao lado de Lucas Lima e uma a menos que Marcos Rocha, Robinho e Róger Guedes, com dez – todos atrás de Dudu, com 35).

PRIMEIRO GOL DE DANILO PELO VERDÃO E SHOW DAS CRIAS DA ACADEMIA

Quatro dos cinco gols do Palmeiras nesta noite foram marcados por jogadores oriundos da base do clube. O último tento do duelo, porém, teve sabor ainda mais especial: foi de Danilo. E justamente por ter sido o primeiro. O volante é a Cria da Academia mais recente a ter integrado o elenco palmeirense – ressaltando que 2020 foi um marco na história do clube pela grande utilização de pratas da casa.

Desde que voltou da Seleção Brasileira Sub-20 no fim de outubro, Danilo foi utilizado nas quatro partidas seguintes e ficou fora de três por ter contraído a Covid-19, voltando ao time no duelo da última quarta-feira (25) com o Delfín-EQU. O jovem de 19 anos é o jogador oriundo da base que está há menos tempo no elenco profissional do Palmeiras – chamou a atenção da comissão técnica durante os treinos do Sub-20 na Academia de Futebol no início do segundo semestre e, desde então, não voltou mais para a base, atuando em 17 dos últimos 24 jogos e sendo titular em seis.

Meio-campista versátil que atua na contenção e na armação de jogadas, Danilo participou de alguns projetos sociais na sua cidade natal, Salvador (BA), e foi vice-campeão da segunda divisão do Campeonato Baiano pelo Cajazeiras, aos 16 anos, antes de chegar ao Palmeiras em 2018, quando foi captado para integrar o elenco Sub-17 e naquela mesma temporada já conquistou o título paulista da categoria. No Sub-20, o canhoto de 19 anos ganhou espaço ao final de 2019, contribuindo para a conquista de mais um título paulista. Foi ainda titular da equipe na Copa São Paulo deste ano, na qual disputou cinco jogos e marcou um gol.

O espetáculo à parte das Crias da Academia contra o time equatoriano também ficou marcado pelas atuações de Patrick de Paula, responsável por abrir o placar, Gabriel Veron, que marcou duas vezes, e Gabriel Silva, que concedeu assistência na partida). Da base, também deram assistência: Danilo, para o primeiro gol de Veron (segundo da partida), e o próprio Veron, para o gol de Willian (terceiro da partida) Chamou a atenção o fato de quatro gols em uma mesma partida terem sido anotados por jogadores oriundos da base do Verdão, algo que é compreensível, visto a grande utilização desses jovens em 2020.

Aliás, ao todo, considerando também os atletas que estão efetivados no plantel principal, 11 Crias da Academia estrearam pelo Palmeiras em 2020. Na ordem, foram a campo Patrick de Paula, Gabriel Menino, Wesley, Alan, Angulo (emprestado ao Botafogo), Gabriel Silva, Danilo, Renan, Aníbal, Marcelinho e Fabrício. Juntos, eles somam 139 jogos e fazem desta a temporada em que o Palmeiras mais colocou jovens estreantes da base para atuar no século, superando as 103 partidas de também 11 partas da casa debutantes em 2010.