Departamento de Comunicação

O dia 30 de novembro está marcado na história do atacante Giovani. Com apenas 17 anos de idade, a Cria da Academia, que está no Verdão desde os 10, anotou seu primeiro gol como profissional na grande vitória por 3 a 1 da garotada alviverde sobre o Cuiabá, na Arena Pantanal, pela 36ª rodada do Brasileirão.

“Foi um grande jogo. O primeiro (gol) a gente nunca esquece, né? Representar a Sociedade Esportiva Palmeiras é um ponto alto na carreira de qualquer jogador, o atual campeão da Libertadores, e ainda mais fazer um gol com a torcida junto fora de casa. Sem palavras”, disse Giovani após a partida.

O camisa 41 palmeirense precisou de 29 minutos para marcar em bela jogada individual pela direita. A trama pela ponta é uma das características mais fortes do atacante canhoto, que já é um dos titulares do time Sub-20 palmeirense mesmo tendo idade para atuar pelo Sub-17.

Na saída para o intervalo do jogo, Giovani, emocionado, dedicou o gol à mãe e à avó, falecida neste mês de novembro. “Recentemente eu perdi minha avó e eu falava pra ela: ‘segura um pouquinho pra você me ver jogando no profissional’. Infelizmente ela não está aqui, mas tenho certeza que ela está muito feliz lá no céu”, disse.

O menino nascido em Itaquaquecetuba, Região Metropolitana de São Paulo, chegou ao Alviverde em 2014 para integrar o Sub-10 do clube, voltado para a transição do futsal para o futebol de campo, e passou por todas as demais categorias até estourar em 2020, quando, atuando pelo Sub-17 e Sub-20 ao mesmo tempo, foi o artilheiro geral da base alviverde com 14 gols.

Tal desempenho despertou a atenção do técnico Abel Ferreira, que o trouxe para treinar entre os profissionais em 2021. Agora, são 12 jogos e um gol pelo time principal alviverde no ano, com atuações no Brasileirão, no Paulistão e na Libertadores.

Já pela base, são 15 jogos e quatro gols pelo Sub-17, e 11 jogos e seis gols pelo Sub-20 na atual temporada, sendo o vice-artilheiro do plantel no Paulista Sub-20. No total, Giovani soma mais de 100 gols e diversos títulos conquistados pelas categorias de formação do Palmeiras, como o Paulista Sub-11, Paulista Sub-15, Copa Internacional Tóquio Sub-14 (Japão), Torneio We Love Football Sub-15 (Itália), Torneio de Jeju Sub-15 (Coreia do Sul), entre outros.