Departamento de Comunicação

Campeão da Libertadores no último sábado (27), o Palmeiras deu folga ao seu plantel principal, que conquistou a América no último sábado (27), em Montevidéu, no Uruguai, contra o Flamengo, inclusive para o técnico Abel Ferreira: o treinador que dirigiu a equipe foi o auxiliar João Martins, que mandou nove Crias da Academia – jogadores revelados na base do Palmeiras – a campo como titulares, além de o banco de reservas inteiro ter sido de Pratas da Casa. Dos 11 titulares, apenas o zagueiro Kuscevic e o meio-campista Matheus Fernandes não foram projetados pelo Alviverde. Com gols de Giovani, logo aos 3 do primeiro tempo, Gabriel Silva, aos 29, e de Gabriel Veron, aos 45 do segundo, o Alviverde venceu por 3 a 1, na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), o segundo duelo da história contra o Cuiabá – ficando um a um no retrospecto geral (o primeiro foi pelo turno deste Brasileiro no Allianz Parque, revés por 2 a 0, e agora o Verdão deu o troco na casa do adversário). O jogo começou às 21h do horário local (22h de Brasília).

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Inaugurada em 2014 para receber jogos da Copa do Mundo daquele ano, a Arena Pantanal já havia sido anfitriã de uma partida do Palmeiras anteriormente: foi pelo Campeonato Brasileiro de 2015, em um duelo contra a Ponte Preta – jogo que teve a Macaca como mandante, e o Alviverde saiu vitorioso por 2 a 0 (gols de Dudu). O jogo, que poderia ter sido em Campinas, foi vendido pelo mandante para o Maior Campeão do Brasil que, em comum acordo, optaram por jogar em Cuiabá. Agora são dois jogos e duas vitórias no local, com 100% de aproveitamento.

O Palmeiras tem os mesmos 100% de aproveitamento, inclusive, jogando no estado do Mato Grosso. Retrospecto este mantido nesta noite. O Maior Campeão do Brasil disputou dez jogos com o de hoje no estado mato-grossense, sendo os oito primeiros contra equipes locais e o mais recente (antes do duelo desta noite), em 2015, justamente o já citado contra a Ponte Preta, pelo Campeonato Brasileiro, tendo vencido todos os seus compromissos! Além das dez vitórias nos nove duelos disputados, soma 33 gols marcados contra apenas sete que sofreu.

O retrospecto no estádio que atuou nesta noite não vem desde 2015, quando jogou pela primeira vez na atual configuração da arena. O antigo estádio José Fragelli – curiosamente apelidado de Verdão –, deu lugar à moderna Arena Pantanal, inaugurada em 2014. Na configuração anterior da cancha, o Palmeiras havia disputado quatro jogos e venceu todos: 3 a 0 sobre o Mixto em 1983, pelo Brasileiro; 2 a 1 sobre o Operário VG, em 1985 (amistoso); depois, 1 a 0 novamente sobre o Operário, pela Copa do Brasil de 2003; e por fim, 5 a 0 diante do mesmo Operário, desta vez pela Copa do Brasil de 2007.

ASPECTOS DO JOGO

O duelo marcou a estreia de Kevin e Lucas Freitas no time principal. Relacionado pela segunda vez ao profissional no ano, o atacante Kevin é um dos destaques da equipe Sub-20 do Verdão e já estreou. Rápido e driblador, pode atuar nas duas pontas do gramado. Nesta temporada, o atacante teve seu contrato renovado com o Palmeiras até 2026. Pelo Sub-20, Kevin é um dos que mais atuaram pela categoria em 2021, com 29 jogos, cinco gols e cinco assistências. Ainda em 2021, Kevin foi convocado pela primeira vez à Seleção Brasileira Sub-18. No início, o palmeirense realizou somente treinos com a Amarelinha e, neste mês de novembro, disputou a Revelations Cup, no México, ao lado do goleiro palestrino Natan.

Já o outro estreante, Lucas Freitas, Contratado pelo Verdão em agosto desta temporada junto ao Valladolid, da Espanha, o atleta foi relacionado pela segunda vez para jogos do profissional do Palmeiras. Ele também já acumula treinos com o plantel principal alviverde nesta temporada. O zagueiro é um dos titulares da defesa alviverde no time Sub-20, ao lado de Michel, com 13 jogos disputados em 2021. Canhoto, Lucas também pode atuar como lateral-esquerdo, função já desempenhada em algumas partidas do Sub-20. No Valladolid-ESP, Lucas atuou tanto pela equipe B quanto pelo time profissional. Com passagens pelas Seleções Brasileiras Sub-18 e Sub-20, o palmeirense chegou a ser chamado por Tite para completar treinos da Seleção Brasileira principal, em setembro de 2019, nos Estados Unidos. Ele não foi relacionado para jogos, mas participou de toda a preparação.

Além disso, o Palmeiras atingiu um marco histórico no que tange a atletas da base: com a entrada do zagueiro Lucas Freitas e do atacante Kevin (este último no fim do segundo tempo), o Palmeiras utilizou, em 2021, o total dos 24 atletas formados nas categorias de base do clube na equipe profissional e, desta forma, o Verdão superou os 22 atletas utilizados em 2002, registrando, desta forma, a temporada com o maior número de jogadores formados no Palmeiras em toda nossa história na era profissional do futebol brasileiro(a partir de 1933).