Verdão sofre revés no NBB, mas mantém vantagem por vaga nos Playoffs

Agência Palmeiras
Jairo Giovenardi

O Palmeiras/Meltex fez um bom jogo frente ao UniCEUB/BRB/Brasília, nesta quinta-feira (27), no Ginásio Palestra Italia, mas foi superado pelo atual campeão sul-americano por 94 x 82. O resultado, porém, não interferiu na tabela de classificação do NBB 6, já que o time alviverde se mantém entre os 12 primeiros colocados, firme na briga pela classificação aos Playoffs.

A equipe comandada pelo técnico Betão ocupa a 12ª posição na tabela, com 11 vitórias e 15 derrotas, tendo duas vitórias a mais do que o Macaé e três de vantagem para o Minas.

Em quadra, diante do Brasília, o Verdão fez uma boa partida. Após vencer a equipe do Distrito Federal em pleno ginásio da UniCEUB, no primeiro turno, a equipe alviverde foi muito estudada pelo adversário, que contou com suas principais estrelas para conquistar a vitória, como Nezinho, Alex Garcia e Guilherme Giovannoni, sendo este o cestinha do jogo, com 24 pontos.

Nos dois primeiros quartos, apesar de manter a dianteira, o Brasília não conseguiu deslanchar no placar, principalmente pela boa atuação do argentino Maximiliano Stanic, cestinha do Palmeiras/Meltex no jogo, com 22 pontos.

Stanic, aliás, registrou um double-double, já que, além dos 22 pontos, deu 10 assistências, sempre deixando os companheiros em perfeitas condições para pontuar.

Mesmo assim, Giovannoni e Nezinho estavam com a pontaria calibrada e depois de ajudarem o time do Brasília a vencer o primeiro quarto por três pontos de diferença (22 x 25), conseguiram ampliar um pouco a vantagem no segundo quarto.

Tyrone Curnell, com 15 pontos, foi o segundo maior pontuador do time palmeirense e conseguiu equilibrar as ações ainda no primeiro tempo. Apesar disso, esteve bem marcado nos segundos finais e perdeu a chance de diminuir – o adversário foi para o terceiro quarto com vantagem de oito pontos, 35 x 43.

No terceiro período o Verdão não começou bem e viu a vantagem de Brasília subir. Ao poucos, porém, Stanic, Tiagão e Rodrigo, que também esteve bem em quadra, subiram de produção e ajudaram a equipe.

Brasília foi para o último período com sete pontos de vantagem, mas viu o Palmeiras/Meltex vencer o terceiro quarto, 22 x 21.

No quarto período, o Verdão chegou a ficar quatro pontos atrás, pressionou, tendo o apoio do apaixonado torcedor palmeirense no Ginásio Palestra Italia, mas não conseguiu virar.

Inspirados, Giovannoni e Artur fizeram a diferença nos lances livres e em perfeitos chutes da linha dos três pontos, e mantiveram o time de Brasília entre os quatro primeiros colocados do Novo Basquete Brasil 6, 94 x 82.

O Palmeiras/Meltex volta a jogar pela competição nacional no dia 13/03, contra o Paulistano, fora de casa, no Ginásio Antônio Prado Júnior, às 20h. A partida contra o Pinheiros, que seria disputada no dia 08/03, terá nova data marcada pela Liga Nacional de Basquete, já que o time adversário tem jogo marcado pela Liga das Américas na mesma data.