Barrios aumenta lista de palmeirenses em Eliminatórias de Copa do Mundo

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Barrios é o 11º paraguaio que mais defendeu o Palmeiras na históriaAo entrar em campo pela Seleção Paraguaia na vitória sobre a Venezuela por 1 a 0 na última quinta-feira (8), Lucas Barrios se tornou o 21º atleta do Palmeiras a participar de uma Eliminatória de Copa do Mundo na história. Entre os estrangeiros que serviram suas nações, o argentino naturalizado paraguaio é o 8º jogador a integrar o seleto grupo de convocados.

Contratado no mês de julho, Barrios foi o 24º reforço do Verdão no ano. Vestindo a 10, o atacante estreou pela equipe no segundo tempo do clássico contra o Santos, no primeiro turno, na vitória alviverde por 1 a 0. No entanto, após conversa com o meia Cleiton Xavier – que utilizava a camisa 8, a mesma do paraguaio na Seleção –, ambos trocaram de numeração.

A partir daí, o centroavante desencantou, tendo como principal marca o hat-trick – três gols na mesma partida – na goleada por 4 a 1 diante do Fluminense, pela 26ª rodada do Brasileirão. Ao todo, o paraguaio marcou cinco vezes pelo Verdão em 14 jogos.

O Palmeiras possui fama de ter pelo menos um jogador em todas as conquistas de Copa do Mundo pela Seleção Brasileira.  A tradição palmeirense não se resume apenas ao sucesso com a Canarinho, mas também com os estrangeiros nos últimos anos. Além de Barrios, Arce e Gamarra para a seleção paraguaia, o Verdão já “exportou” jogadores para Bolívia (Aragonés), Chile (Valdivia), Colômbia (Pablo Armero) e Uruguai (Diogo, Eguren e Victorino).

Confira a lista de representantes palmeirenses em Eliminatórias de Copa do Mundo:

Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1954

Humberto Tozzi (Brasil)
Rodrigues (Brasil)

Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1978

Leão (Brasil)
Beto Fuscão (Brasil)

Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1982

Aragonés (Bolívia)

Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1986

Diogo (Uruguai)

Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994

Antônio Carlos (Brasil)
Evair (Brasil)
Zinho (Brasil)

Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002

Alex (Brasil)
Arce (Paraguai)
César Sampaio (Brasil)
Marcos (Brasil)

Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006

Magrão (Brasil)
Gamarra (Paraguai)

Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010

Diego Souza (Brasil)
Armero (Colômbia)

Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014

Valdivia (Chile)
Eguren (Uruguai)
Victorino (Uruguai)

Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018

Barrios (Paraguai)

AFP _ Em 2002, São Marcos foi titular na conquista do Penta