São Paulo x Palmeiras: informações, curiosidades e histórico do confronto

Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Gustavo Gómez é o zagueiro-artilheiro do time na temporada, com 4 golsO Palmeiras realizou nesta sexta-feira (12), na Academia de Futebol, o último treino antes de encarar o São Paulo, neste sábado (13), no estádio do Morumbi. Será a primeira partida válida pelo Campeonato Brasileiro das duas equipes desde a parada da competição para a disputa da Copa América.

MARCA INÉDITA: TIME PODE CHEGAR AO INÉDITO 33º JOGO INVICTO EM BRASILEIROS
O resultado do último jogo do time no Brasileirão, contra o Avaí (vitória por 2 a 0), ampliou a sequência de invencibilidade do Alviverde em Campeonatos Brasileiros para 32 jogos, melhor série sem perder na competição da história do clube. Se vencer o São Paulo, portanto, o time de Felipão pode chegar ao inédito 33º duelo sem perder no Nacional. O recorde palestrino anterior pertencia ao time da Segunda Academia, que ficou 26 partidas sem sofrer revés no Brasileirão, entre 1972 e 1973.

MAIOR INVENCIBILIDADE GERAL EM BRASILEIROS
O recorde geral de invencibilidade em Brasileiros (considerando qualquer time) pertence ao Botafogo (42 jogos, entre 1977 e 1978), seguido do Santa Cruz (35 jogos, também entre 1977 e 1978).

11 VITÓRIAS CONSECUTIVAS
O Palmeiras ostenta atualmente 11 vitórias consecutivas, considerando partidas válidas por competições oficiais. Curiosamente, o primeiro triunfo desta série aconteceu contra o Internacional, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro, enquanto a mais recente também foi ante o Colorado, pela partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil. As outras vítimas palestrinas neste período foram Sampaio Corrêa (duas vezes), San Lorenzo-ARG, Atlético-MG, Santos, Botafogo, Chapecoense, Athletico-PR e Avaí. A próxima marca a ser alcançada é de 12 vitórias seguidas, estabelecida em 1963. Já o recorde é de 1996, com 21 triunfos consecutivos.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Luan, à esquerda, possui ótimo desempenho na defesa palmeirenseMELHOR APROVEITAMENTO DO BRASIL EM 2019
Com 24 vitórias, oito empates e duas derrotas em 34 jogos na temporada – sem contar amistosos –, o Palmeiras é o clube da Série A com melhor aproveitamento de pontos em 2019: 78,4%. O segundo colocado é o Goiás, com 70,2%, em 28 jogos. As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até o dia 12/07.

TIME COM MAIS VITÓRIAS NO BRASIL EM 2019
Além de ser o detentor do melhor aproveitamento na média, o Alviverde também é o que mais possui vitórias em números absolutos: são 24 triunfos (em 34 jogos), contra 22 do Atlético-MG (em 40 duelos). As estatísticas são do FutDados, estão atualizadas até o dia 12/07 e não levam em conta eventuais amistosos.

MENOR ÍNDICE DE DERROTAS DO BRASIL EM 2019
Levando em conta todos os jogos da temporada disputados pelos 20 componentes da Série A – exceto amistosos –, o Palmeiras é, de forma isolada, o time que menos perdeu em 2019: apenas 2 vezes, contra 5 do Flamengo. Por competições, o Alviverde só foi superado, neste ano, por Corinthians, no Paulista, e San Lorenzo-ARG, na Libertadores. As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até o dia 12/07.

MELHOR DEFESA DO BRASIL EM 2019
O Palmeiras é o time da Série A que menos sofreu gols durante toda a temporada 2019 (sem contar amistosos): foi vazado apenas 9 vezes até aqui – em 34 jogos –, contra 17 do Grêmio – em 35 partidas. O Alviverde ainda detém a menor média de gols sofridos (0,26, contra 0,49 do Grêmio) e o maior índice de jogos sem ser vazado (76,47%, contra 68,57% do Grêmio). As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até o dia 12/07.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Elenco alviverde encerrou preparação para enfrentar a equipe do São Paulo neste sábado (13)

CAMPEONATO BRASILEIRO: LÍDER DO BRASILEIRÃO 2019
O Palmeiras é o atual líder do Brasileirão, com 25 pontos, de forma isolada, contra 20 do Santos (segundo colocado).

CAMPEONATO BRASILEIRO: ÚNICO INVICTO DO BRASILEIRÃO 2019
O Verdão é a única equipe que não foi derrotada na competição: são oito vitórias e um empate em sua campanha até aqui. Os dados estão atualizados até o fechamento da 9ª rodada.

CAMPEONATO BRASILEIRO: TIME QUE MAIS VENCEU NO BRASILEIRÃO 2019
O Palmeiras também ocupa o posto de time com mais vitórias (oito), de forma isolada, contra seis do Santos (segundo colocado no quesito). Os dados estão atualizados até o fechamento da 9ª rodada.

CAMPEONATO BRASILEIRO: MELHOR ATAQUE DO BRASILEIRÃO 2019
O Alviverde é a equipe com mais gols marcados no certame: são 18 ao todo, contra 15 do Flamengo – que ocupa o segundo posto. Os dados estão atualizados até o fechamento da 9ª rodada.

CAMPEONATO BRASILEIRO: MELHOR DEFESA DO BRASILEIRÃO 2019
O Maior Campeão do Brasil possui o menor número de gols sofridos no Brasileirão 2019: apenas dois tentos sofridos, isolado, seguido da dupla Corinthians e São Paulo, que foram vazados cinco vezes cada. Os dados estão atualizados até o fechamento da 9ª rodada.

CAMPEONATO BRASILEIRO: MELHOR SALDO DE GOLS DO BRASILEIRÃO 2019
O Maior Campeão do Brasil possui, com folga, o melhor saldo de gols de todo o campeonato: 16 – devido ao fato de ter marcado 18 vezes e sofrido apenas dois gols. O time que ocupa o segundo posto no quesito é o Flamengo, com seis – o Rubro-Negro marcou 15 gols e sofreu nove. Os dados estão atualizados até o fechamento da 9ª rodada.

CAMPEONATO BRASILEIRO: LÍDER EM ASSISTÊNCIAS NO BRASILEIRÃO 2019
O Palmeiras lidera o índice de assistências do Brasileirão 2019: foram 14 ao todo. Os garçons do Verdão no Brasileiro são: Dudu (5); Marcos Rocha (3), Zé Rafael (2) e Diogo Barbosa, Hyoran, Raphael Veiga e Lucas Lima (1). Os dados são do Footstats e estão atualizados até o fechamento da 9ª rodada.

GUSTAVO GÓMEZ E LUAN: SEM SOFRER GOLS HÁ 1081 MINUTOS
Os zagueiros Gustavo Gómez e Luan vivem ótima fase com a camisa do Palmeiras. Com a dupla em campo, o time alviverde não sofre gol há 1081 minutos (sem considerar os acréscimos). Foram 998 minutos referentes aos últimos dez duelos feitos pela dupla (já descontando o tempo em que Luan saiu sentindo dores contra o Santos, pela 8ª rodada do Paulista, aos 27 da etapa inicial, e contra o Botafogo-RJ, pela 6ª rodada do Brasileiro, aos 26 do segundo tempo) e outros 83 correspondentes ao tempo restante do derby, pela 5ª rodada do Paulista, quando foi iniciada a sequência (logo após o time ter sido vazado aos sete minutos daquele clássico). O recorde na história palestrina sem tomar gol levando em conta uma dupla de zaga, entretanto, ainda pertence a Marcio e Vágner Bacharel que, em 1987, garantiram que o time ficasse por exatos 1221 minutos intransponível.

BRUNO HENRIQUE: ARTILHEIRO ALVIVERDE NO BRASILEIRÃO 2019
Capitão do Palmeiras, Bruno Henrique é o artilheiro do time no Campeonato Brasileiro de 2019, com quatro gols marcados: o camisa 19 balançou as redes na 1ª rodada, contra o Fortaleza, duas vezes na 4ª rodada, contra o Atlético-MG, e na 9ª rodada, contra o Avaí.

DEYVERSON: MAIS MINUTOS NO BRASILEIRÃO 2019
Deyverson jogou todas 9 partidas possíveis no Brasileirão até aqui, sendo o atleta do atual elenco com mais jogos na competição nacional desta temporada. O camisa 16 também é quem acumula mais minutos em campo no Brasileirão; são 878 ao todo, já considerando acréscimos. Vale lembrar que, com três gols no torneio, o atacante também é o vice-artilheiro do Verdão no certame, ao lado de Raphael Veiga – neste quesito, ambos estão atrás apenas do capitão Bruno Henrique, que balançou as redes quatro vezes.

LUCAS LIMA: 90 JOGOS COM A CAMISA DO PALMEIRAS
Titular do Palmeiras nas últimas oito partidas, o meio-campista Lucas Lima pode completar, neste sábado (13), contra o São Paulo, 90 jogos com a camisa do clube. Peça fundamental na conquista do Campeonato Brasileiro em 2018 – foi o atleta que mais atuou naquela competição, com 38 embates –, o jogador já balançou as redes sete vezes.

DUDU: ATUAL GARÇOM DO BRASILEIRÃO 2019
Se coletivamente o Verdão lidera o índice de assistências do Brasileirão 2019 (14), seus jogadores, individualmente, não ficam para trás. Dudu concedeu cinco passes a gol até aqui no torneio nacional e, com isso, é o garçom isolado da competição até aqui. O segundo garçom do Brasileirão também é do Palmeiras: Marcos Rocha, com três assistências, ao lado de Éverton Ribeiro e Willian Arão (ambos do Flamengo) e de Guga (do Atlético-MG). Os dados são do Footstats e estão atualizados até o fechamento da 9ª rodada.

DUDU: LÍDER EM CRUZAMENTOS CERTOS NO BRASILEIRÃO 2019
Nenhum jogador do Brasileirão 2019 acertou mais cruzamentos do que o camisa 7 palmeirense: foram, ao todo, 22 bolas lançadas em direção à grande área – algumas das quais resultaram em assistências para gols (vale lembar que Dudu também é o garçom do Nacional até aqui, com cinco assistências); o vice-líder em cruzamentos certeiros no torneio é Robinho, do Cruzeiro, com 20. Os dados são do Footstats e estão atualizados até o fechamento da 9ª rodada.

DUDU: JOGADOR COM MAIS JOGOS E MINUTOS EM 2019
Além disso, Dudu é o jogador que mais entrou em campo em 2019 – participando de 32 das 35 partidas possíveis neste ano –, também é o recordista em minutos no ano, de forma isolada, com 2767 ao todo, somando todas as competições (já considerando eventuais acréscimos concedidos pela arbitragem).

DUDU: MAIOR ARTILHEIRO ALVIVERDE DO SÉCULO XXI
Individualmente, Dudu possui 59 gols pelo clube, sendo o maior artilheiro palmeirense do Século XXI, com cinco a mais do que o segundo colocado, Vágner Love (com quem o camisa 7 havia ultrapassado na temporada passada), com 54.

DUDU: TOP 40 DE ARTILHEIROS EM TODA A HISTÓRIA
Os 59 gols de Dudu, aliás, lhe colocam na 39ª posição dentre os maiores artilheiros palmeirenses em todos os tempos! O camisa 7 divide esta colocação com Nardo – palmeirense que jogou no clube nas décadas de 50 e 60 – e os próximos alvos são Edílson (38º, com 60 gols), Fedato (37º, com 61 gols) e Paulo Nunes (36º, com 62 gols). O líder dessa lista é Heitor Marcelino Domingues, com 317 gols, entre 1916 e 1931 (ou seja: até hoje o maior artilheiro do Verdão em todos os quase 105 anos de história da agremiação).

DUDU: JOGADOR DE LINHA QUE MAIS VENCEU NO SÉCULO XXI PELO ALVIVERDE
As 154 vitórias de Dudu no Palmeiras credenciam o camisa 7 como o segundo jogador que mais venceu no século XXI, somente atrás do goleiro Marcos, com 182 – portanto, levando em conta jogadores de linha, Dudu é o número um no quesito. Já se for considerar a lista dos que mais venceram em todos os tempos, Dudu ocupa a 37ª posição, isolado (o próximo alvo é Del Nero, que defendeu o Alviverde nos anos 40, com 156 vitórias) – este ranking é liderado por Ademir da Guia, com incríveis 514 triunfos.

DUDU: 45º QUE MAIS ENTROU EM CAMPO EM TODA A HISTÓRIA
Com 260 jogos, Dudu é o 45º colocado no ranking de palmeirenses com mais jogos em todos os tempos, ao lado de Vágner Bacharel. Vale lembrar que, do atual elenco, apenas Fernando Prass está mais bem colocado que Dudu nessa lista, ocupando a 38ª posição, com 271 duelos pelo clube. O próximo alvo de Dudu é o zagueiro Marcio Alcântara, que defendeu o Alviverde nos anos 80 (262 jogos). O líder da lista é Ademir da Guia, com 902 partidas com a camisa esmeraldina.

FERNANDO PRASS: 38º ATLETA COM MAIS JOGOS NA HISTÓRIA DO CLUBE
O goleiro Fernando Prass, que estreou com a camisa do Palmeiras em 2013, disputou sua 271ª partida pelo Verdão diante do Sampaio Corrêa, pela Copa do Brasil (jogo de ida), e alcançou a 38ª posição na lista dos atletas que mais defenderam o clube na história, ao lado de Fedato. O arqueiro deixou para trás o zagueiro Toninho Cecílio, agora 40º, com 270. O líder da lista é Ademir da Guia, com 902 partidas com a camisa alviverde. Vale lembrar que, do atual elenco, o atual camisa 1 é o jogador com mais partidas do elenco atual, seguido de Dudu (260).

LUIZ FELIPE SCOLARI: RETROSPECTO GERAL
Em sua terceira passagem pelo Palestra Italia, o técnico Luiz Felipe Scolari soma 236 vitórias, 126 empates e 111 derrotas no comando da equipe alviverde, em 473 jogos.

LUIZ FELIPE SCOLARI: SÉRIE INVICTA CONTRA O SÃO PAULO
O último revés sofrido por Felipão no comando do Palmeiras em jogos diante do Tricolor Paulista aconteceu em 2010, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro (2 a 0 a favor do rival). De 2011 a 2019, foram nove jogos disputados: três vitórias do atual comandante palestrino e outros seis empates.

PALMEIRAS X SÃO PAULO: RETROSPECTO GERAL
Palmeiras e São Paulo se enfrentaram 314 vezes ao longo da história, com 105 vitórias do Verdão, 101 empates e 108 do Tricolor (408 gols palestrinos e 407 são-paulinos). Vale lembrar que estes dados contabilizam confrontos entre os dois times a partir de 1936. Entre 1930 e 1935, o São Paulo da Floresta cruzou o caminho esmeraldino 16 vezes. Foram cinco vitórias, sete empates e quatro derrotas. O Verdão marcou 24 gols e foi vazado em 25 oportunidades.

PALMEIRAS X SÃO PAULO: VERDÃO PODE CHEGAR A 5 JOGOS SEM SOFRER GOL CONTRA O SP E ESTABELECER RECORDE
Sem saber o que é ser vazado pelo São Paulo nos últimos quatro encontros, o Palmeiras, caso não sofra gol contra o rival pela 10ª rodada do Brasileiro, no próximo sábado (12), irá superar a sua melhor sequência defensiva em toda a história do confronto contra o time tricolor, recorde estabelecido em três oportunidades: quatro jogos sem ser vazado contra o rival em 1972, de 1995 a 1996 e a série atual, de 2018 a 2019.

PALMEIRAS X SÃO PAULO: PALMEIRAS NÃO PERDE PARA O SÃO PAULO HÁ 7 JOGOS
Nos últimos 7 duelos, o Palmeiras ganhou cinco e empatou dois contra o rival São Paulo (marcou 12 gols e sofreu cinco). O último revés foi em maio de 2017, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro (2 a 0 pró Tricolor) – o técnico do Palmeiras, na ocasião, era o Cuca.

PALMEIRAS X SÃO PAULO: CLÁSSICO PELO BRASILEIRÃO
Quando o assunto é Campeonato Brasileiro, competição pela qual as agremiações irão medir forças neste sábado, Palmeiras e São Paulo se enfrentaram 66 vezes, e o Verdão leva nova vantagem nesta contagem: 23 triunfos a favor, 28 empates e 15 reveses (85 gols marcados e 72 sofridos). O primeiro embate pelo Nacional aconteceu em 1967, empate por 1 a 1 no Pacaembu (Torneio Roberto Gomes Pedrosa).

PALMEIRAS X SÃO PAULO: MAIOR SEQUÊNCIA INVICTA HISTÓRICA POR BRASILEIRO
Por Campeonatos Brasileiros, o Palmeiras já ficou por incríveis 26 anos, nove meses e quatro dias sem perder para o São Paulo. O fato ocorreu entre 1973 e 2000. Esta sequência invicta de quase 27 anos no Nacional rendeu ao Verdão 11 vitórias e 14 empates neste período.