Com vantagem no retrospecto, Palmeiras reencontra Ferroviária após 20 anos

Felipe Krüger
Departamento de Comunicação

A vasta história de confrontos entre Palmeiras e Ferroviária, uma das equipes mais tradicionais do interior de São Paulo, recomeçará a ser contada neste domingo (28), no Allianz Parque, depois de um hiato de 20 anos sem partidas envolvendo os dois times. O último jogo protagonizado pelos clubes aconteceu em abril de 1996, quando o Verdão aplicou sonora goleada por 5 a 1 sobre o escrete interiorano.

No retrospecto geral, o Alviverde leva ampla vantagem sobre a equipe de Araraquara. Foram 90 partidas em toda história, com 53 triunfos palestrinos, 25 empates e apenas 12 duelos vencidos pela Ferroviária. O Palmeiras ainda marcou 171 gols e foi vazado 96 vezes.

Considerando jogos apenas na capital paulista, como no caso do compromisso deste domingo (28), a diferença é a ainda maior. O histórico registra 44 encontros, sendo 31 vitórias do Verdão, nove igualdades e apenas quatro oportunidades em que a equipe rival surpreendeu o time verde e branco dentro de seus domínios e conquistou os três pontos.

Na partida mais recente entre os clubes, em abril de 1996, os gols da vitória palmeirense por 5 a 1 foram anotados por Luizão (2), Rivaldo (2) e Gustavo. A boa diferença de gols, no entanto, não caracterizou a maior goleada da história do confronto. Em janeiro do mesmo ano, o recorde foi estabelecido após o Alviverde vencer a Ferroviária por 6 a 1, desta vez com tentos anotados por Luizão (2), Djalminha (2), Müller e Paulo Isidoro.

A última derrota do Palmeiras ante a Ferroviária aconteceu em 1987, há 29 anos, quando o Verdão foi superado por 1 a 0, em Araraquara. Contando apenas reveses na capital paulista, o último aconteceu em 1981.