Dupla de arqueiros termina torneios importantes na Europa com a Seleção

Departamento de Comunicação

Os arqueiros palmeirenses Julio Cesar de Oliveira e Sarah Nikitin terminaram neste fim de semana dois importantes torneios na Europa representando a Seleção Brasileira. Sarah disputou a terceira etapa da Copa do Mundo de Tiro com Arco, em Antália, na Turquia. Já Julio participou do Torneio de Ranking Mundial de Nové M?sto nad Metují, na República Tcheca.

A arqueira do Palmeiras/Raycon foi a melhor brasileira da categoria Recurvo Feminino Adulto na fase de classificação, ficando na 36ª posição entre 161 competidores do mundo inteiro. Ela anotou 649 pontos dos 720 possíveis – próximo do seu recorde brasileiro, de 654 tentos.

Na sequência, Sarah juntou-se a Bernardo Oliveira, seu companheiro de Seleção e melhor ranqueado do Brasil entre os homens, na disputa das duplas mistas. Eles pegaram a forte equipe da Itália nas oitavas de final, perderam por 6 a 0 e terminaram na nona colocação entre as 50 duplas participantes. Já no certame individual, a palmeirense sofreu o revés pelo mesmo placar para a turca Gulnaz Coskun.

Por sua vez, Julio Cesar e a Seleção Brasileira Paralímpica buscaram mais vagas aos Jogos Paralímpicos Rio 2016, assim como os demais países. No entanto, as coisas para o palestrino ficaram mais complicadas, pois a companhia aérea perdeu sua bagagem e ele só recebeu o seu equipamento de competição na noite da véspera da prova. Assim, o atleta do Verdão acabou não treinando no local – como é de praxe a todos os arqueiros – e fez a etapa de qualificação com o arco desregulado. Anotou 653 dos 720 pontos possíveis e ficou no 43º lugar entre os 70 participantes da classe Composto Masculino Open.

Julio derrotou o norueguês Stian Berg por 130 a 122 em seu primeiro combate individual. Em seguida, o britânico Michael Hall o superou por 138 a 134. Na disputa por equipes, Julio e seus companheiros Andrey de Castro e Eugenio Franco sofreram o revés para a Polônia por 212 a 206 nas oitavas de final. E, por uma questão de interpretação de regra, o Brasil não pode participar da repescagem para brigar por mais uma vaga ao Rio 2016.

Está previsto para a comissão técnica da Seleção Brasileira divulgar no fim de junho os arqueiros titulares e reservas que representarão o país nos Jogos Olímpicos, e Sarah Nikitin deverá estar entre as principais no maior evento esportivo do mundo. A convocação oficial da equipe paralímpica à Paralimpíada também será feita nas próximas semanas.