Internacional x Palmeiras: informações, curiosidades e histórico do confronto
Departamento de Comunicação
Internacional x Palmeiras
Competição: Campeonato Brasileiro – 21ª rodada
Data e horário: 26/08/2018 – 16h
Estádio: Beira-Rio
Transmissão: Globo / Premiere
Suspensos: Edu Dracena e Dudu
O Palmeiras realizou na manhã deste sábado (25), na Academia de Futebol, o último treino antes de viajar para Porto Alegre, onde enfrenta, neste domingo (26), às 16h, o Internacional, em partida válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018. No primeiro turno, as equipes mediram forças no estádio do Pacaembu, em São Paulo, e o Verdão levou a melhor: 1 a 0, gol de Dudu.
O atacante palmeirense, dono da camisa 7, aliás, será um dos desfalques do técnico Luiz Felipe Scolari, assim como o zagueiro Edu Dracena. Ambos cumprirão suspensão pelo acúmulo de três cartões amarelos na competição nacional.
A movimentação final do elenco palmeirense na capital paulista contou com um trabalho tático, visando o duelo com o time do sul do país, e muita orientação do técnico Felipão. Os atletas ainda praticaram cobranças de bola parada.
Sem sofrer gols há oito jogos, o Verdão pode alcançar diante do Internacional o segundo maior recorde da história do clube neste quesito. Em três oportunidades (1969, 1973 e 1987), a equipe permaneceu nove partidas intransponível. A maior marca dos quase 104 anos de existência do Palmeiras aconteceu justamente na última vez em que os nove duelos foram alcançados, em 1987 – naquela oportunidade, o time ficou 12 jogos sem ser vazado.
O aniversário do clube, inclusive, acontece neste domingo, dia 26 de agosto. Será a 13ª vez que a equipe palestrina entrará em campo no dia de sua fundação, em 1914. O retrospecto de partidas é de sete vitórias, três empates se duas derrotas. O técnico Luiz Felipe Scolari, ao longo das duas passagens anteriores pelo Palestra Italia, dirigiu o time três vezes nesta data: em 1998, 1999 e 2010. O histórico é de um triunfo, uma igualdade no marcador e um revés.
> Clique aqui e confira as fotos do treino deste sábado (25)
PALMEIRAS 104 ANOS: ÚLTIMO JOGO NO ANIVERSÁRIO DO CLUBE
A última vez que o Palmeiras atuou no dia 26 de agosto foi em 2015, quando, pela Copa do Brasil, no estádio do Mineirão, o Alviverde superou o Cruzeiro por 3 a 2, com grande atuação do atacante Gabriel Jesus – ele marcou dois dos três gols. O outro foi anotado por Lucas Barrios. O encontro foi válido pelas oitavas de final da competição nacional. O Verdão ainda superaria Internacional, Fluminense e Santos para ficar com o título do torneio.
TIME BRASILEIRO QUE MAIS VENCEU NA TEMPORADA 2018
Considerando as partidas disputadas por qualquer campeonato neste ano, o Palmeiras é o time dentre todos os que compõem Série A do Brasileirão que acumula mais vitórias na temporada de 2018: são 30 ao todo (em 49 partidas) – quatro a mais do que o Cruzeiro e Flamengo, que somam 26 triunfos e aparecem na segunda colocação.
TIME BRASILEIRO COM MELHOR APROVEITAMENTO DE PONTOS
Em aproveitamento de pontos, as 30 vitórias e os 11 empates do Palmeiras nos 49 jogos disputados (não contam amistosos) representam 68,7%, número que também torna o Verdão o primeiro colocado neste quesito.
TIME BRASILEIRO QUE MENOS PERDEU NA TEMPORADA 2018
Levando em conta partidas válidas por competições oficiais (estaduais, nacionais e continentais, por exemplo, e não eventuais jogos amistosos), o Palmeiras é o time que menos perdeu na temporada. São apenas oito reveses sofridos em 49 jogos, ao lado de Flamengo e Internacional.
TIME BRASILEIRO COM A MELHOR MÉDIA DE GOLS NA TEMPORADA 2018
Levando em conta apenas competições oficiais, o Verdão possui a melhor média de gols dentre os times da Série A na temporada de 2018: 1,65 por jogo, logo à frente do Atlético-MG, segundo colocado no quesito, com 1,56, e Grêmio, 1,51.
TIME BRASILEIRO COM MAIS GOLS MARCADOS NA TEMPORADA 2018
De quebra, o Maior Campeão do Brasil possui ainda, dentre os 20 clubes da Série A, o maior número de gols marcados: são 81 ao todo, um a mais do que o Grêmio (77). São considerados gols marcados apenas em partidas válidas por competições oficiais (estaduais, nacionais e continentais, por exemplo, e não eventuais jogos amistosos).
TIME BRASILEIRO COM MENOR MÉDIA DE GOLS SOFRIDOS NA TEMPORADA 2018
Dos 20 clubes que hoje estão na Série A do Brasileiro, nenhum possui uma média de gols sofridos tão baixa quanto o Palmeiras considerando jogos de toda a temporada – exceto amistosos. Com 31 gols sofridos em 49 partidas, o Alviverde tem média de 0,63 por jogo, seguido do Internacional, segundo colocado, com 0,64.
FINALIZAÇÕES NAS ÚLTIMAS CINCO RODADAS DO CAMPEONATO BRASILEIRO
Nas últimas 5 rodadas, Palmeiras foi quem mais realizou e quem menos sofreu finalizações no Campeonato Brasileiro 2018. Em relação à média da competição, acertou 80% a mais de chutes e sofreu 30% a menos que os outros times. Os dados são do Footstats.
SÉRIE INVICTA FORA DE CASA
O Palmeiras mantém atualmente uma série de quatro partidas de invencibilidade – foram duas vitórias (Cerro Porteño-PAR e Vitória) e dois empates (Bahia e América-MG). O Verdão não sofreu gols em nenhum desses jogos.
TIME QUE MAIS DRIBLA NO CAMPEONATO BRASILEIRO
De acordo com dados do Footstats, o Maior Campeão do Brasil é o time que mais dribla no Campeonato Brasileiro: foram 87 fintas certas aplicadas até aqui – 12 a mais do que o Santos, segundo colocado no quesito.
TIME QUE MAIS DESARMA NO CAMPEONATO BRASILEIRO
O desarme é outro fundamento no qual o Alviverde se destaca coletivamente: o time de Felipão lidera o ranking do Campeonato Brasileiro, com 455 botes certos, contra 424 do segundo colocado, São Paulo. Os dados são do Footstats.
QUARTO TIME COM MAIS FINALIZAÇÕES NO CAMPEONATO BRASILEIRO
O Verdão é o 4º time que mais conclui jogadas no Campeonato Brasileiro 2018: foram 245 finalizações até aqui – neste quesito, o Verdão só fica atrás do Sport, 3º colocado, com 247, do Atlético-MG, 2º da lista, com 249, e Bahia, que lidera o quesito, com 251 finalizações. E quando o assunto se restringe a finalizações (que foram na direção exata do gol), o Palmeiras salta para 2º da lista, com 115 – três a menos do que o Atlético-MG, com 118. Os dados são do Footstats.
LUIZ FELIPE SCOLARI: RETROSPECTO DE JOGOS
Desde que chegou ao Palmeiras para sua terceira passagem no comando técnico do clube, o treinador Luiz Felipe Scolari orientou a equipe em seis partidas. Foram cinco vitórias e um empate, com nove gols marcados e nenhum sofrido. Considerando as outras duas vezes em que o profissional esteve no Palestra Italia, o retrospecto geral é de 414 jogos, 197 triunfos, 112 empates e 105 derrotas.
LUIZ FELIPE SCOLARI: TÉCNICO COM MAIS JOGOS CONTRA O INTERNACIONAL
O treinador palmeirense lidera o ranking de técnicos que mais dirigiram o Verdão contra o clube gaúcho. Foram nove partidas, sendo quatro vitórias para cada lado e um empate.
LUCAS LIMA: GARÇOM DO TIME E FASE ARTILHEIRA
O meio-campista palmeirense foi o responsável pelos dois gols da vitória sobre o Botafogo, na última quarta-feira (22), no Allianz Parque. Ao todo, o dono da camisa 20 soma seis bolas na rede com o manto palestrino. Além disso, Lucas Lima segue como líder do ranking de assistências do elenco alviverde na temporada 2018: foram dez passes para gol, um a mais que Dudu, o segundo colocado.
LUCAS LIMA E BRUNO HENRIQUE: MAIS JOGOS PELO PALMEIRAS NO CAMPEONATO BRASILEIRO
Além disso, Lucas Lima e Bruno Henrique disputaram 18 jogos de 20 possíveis – são os atletas que mais atuaram pela competição nacional nesta temporada. Lucas Lima não marcou presença apenas frente o São Paulo, na 9ª rodada do Brasileiro, e o Atlético-MG, pela 14ª rodada, enquanto Bruno Henrique só não atuou diante da Chapecoense, pela 3ª rodada do Nacional, e do Ceará, pela 11ª rodada.
BRUNO HENRIQUE: MAIS MINUTOS EM CAMPO PELO PALMEIRAS NO CAMPEONATO BRASILEIRO
O meio-campista Bruno Henrique, aliás, segue como dono do posto de jogador do elenco alviverde com mais minutos disputados no Brasileiro de 2018: o camisa 19 acumula 1532 ao todo, já considerando eventuais períodos de acréscimo concedidos pela arbitragem.
WILLIAN: ARTILHEIRO DO PALMEIRAS NO CAMPEONATO BRASILEIRO
Outro jogador que também segue liderando marcas pelo Verdão é o atacante Willian. O camisa 29 segue como o artilheiro do time no Brasileirão, com sete gols, e líder do posto de jogadores palmeirenses com mais partidas em 2018: são 45 no total.
MIGUEL BORJA: ATACANTE PODE ENTRAR EM TOP 100 HISTÓRICO
Hoje com 27 gols pelo Palmeiras, o colombiano está perto de entrar para o top 100 dos jogadores que mais fizeram gols com a camisa do clube em todos os tempos. O jogador precisa de mais duas bolas na rede para chegar a 29 tentos e, assim, igualar os ex-jogadores Müller, que atuou nos anos 90, Enéas, que defendeu o clube na década de 80, e Dudu (Olegário Tolói de Oliveira), que jogou nos anos 60 e 70, para assim dividir com o trio a 100ª colocação da lista. Neste top 100, do atual elenco, estão Dudu, com 49 gols, e Willian Bigode, com 31.
MIGUEL BORJA: ATACANTE É 9º ESTRANGEIRO COM MAIS GOLS PELO CLUBE
Vale lembrar que o dono da camisa 9 do Maior Campeão do Brasil possui outras marcas curiosas com a camisa do clube, como a de estar no top 10 de estrangeiros com mais gols pela agremiação em todos os tempos (hoje na 9ª posição) e de ter sido o artilheiro do Campeonato Paulista de 2018, algo que aconteceu pela primeira vez nos últimos 105 em se tratando de um estrangeiro – o último jogador de outra nacionalidade a ter sido o goleador máximo do Paulista anteriormente havia sido o britânico Whatley, do Mackenzie College, na edição de 1913 do torneio.
PALMEIRAS x INTERNACIONAL: RETROSPECTO GERAL
O Palmeiras entra em campo pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2018 neste domingo (26), às 16h (de Brasília), no Beira Rio, em Porto Alegre (RS), para visitar a equipe do Internacional pela 89ª vez na história. Nos outros 88 jogos já disputados, foram 29 vitórias alviverdes, 22 empates e 37 triunfos colorados (93GP x 115GC).
PALMEIRAS x INTERNACIONAL: PRIMEIRO DUELO DA HISTÓRIA
Na primeira vez que Palmeiras e Internacional se enfrentaram no retrospecto geral, deu Verdão, à época denominado Palestra Italia. O fato ocorreu em 08/11/1936, e o time esmeraldino saiu vitorioso pelo placar de 2 a 1, com dois gols do ídolo Luizinho Mesquita (o primeiro palmeirense a marcar sobre o Internacional).
PALMEIRAS x INTERNACIONAL: SEQUÊNCIA POSITIVA
Nos últimos seis encontros entre Palmeiras e Internacional, o time alviverde venceu cinco vezes e foi derrotado em apenas uma oportunidade. Ainda assim, o único revés aconteceu na partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil de 2017, no Rio Grande do Sul, por 2 a 1, mas o Verdão havia vencido por 1 a 0 o jogo de ida, em São Paulo, e assegurou classificação às quartas de final do torneio.
PALMEIRAS EM PORTO ALEGRE
O Palmeiras ostenta atualmente duas vitórias seguidas na cidade de Porto Alegre. As partidas, no entanto, foram contra o Grêmio, maior rival do Internacional, adversário deste domingo (26). Os triunfos aconteceram em 2017 (3 a 1) e neste ano (2 a 0).