Departamento de Comunicação

O Centro de Formação do Palmeiras têm quebrado marcas atrás de marcas ao longo das temporadas. Por conta disso, o clube é líder absoluto pelo terceiro ano consecutivo do ranking publicado pelo site DaBase.com.br, único portal brasileiro com cobertura nacional e internacional das categorias menores.

A nova classificação foi divulgada neste mês de março com o Verdão na ponta, com 278 pontos, seguido por Grêmio (205), Flamengo (177), Internacional (175) e São Paulo (173). Em 2020, devido ao calendário atípico em virtude da pandemia da Covid-19, a base alviverde disputou competições em janeiro e, no segundo semestre, somente nas categorias Sub-20 e Sub-17.

Ao todo, foram seis conquistas na temporada: Paulista Sub-20, Copa Santiago Sub-18, EFIPAN Sub-14, Taça Brasil de Campo Bom Sub-13, IberCup Sub-12 e Copa Cidade Verde Sub-12. Em 2021, o calendário segue momentaneamente restrito às categorias Sub-20 e Sub-17.

O Palmeiras é o atual tetracampeão estadual Sub-20 (Foto: Fabio Menotti)

Na última quarta-feira (03), no clássico contra o Corinthians válido pelo Campeonato Paulista, o Palmeiras estreou na competição estadual com 16 atletas formados em suas fileiras entre os relacionados, recorde absoluto neste século. Foram eles o goleiro Vinicius, os laterais Lucas Esteves, Gustavo Garcia, Victor Luis e Vanderlan, os zagueiros Renan e Henri, os meio-campistas Gabriel Menino, Danilo, Fabinho, Vitinho e Ramon e os atacantes Gabriel Silva, Rafael Elias, Marcelinho e Giovani.

Critérios do ranking

O levantamento feito pelo portal contabiliza cerca de 100 campeonatos de base por todo o país. Levam-se em conta todos os estaduais disputados no Brasil, catalogados nos sites oficiais de cada federação, do Sub-11 ao Sub-20 (assim como as copas com pelo menos quatro participantes), além do Brasileiro de Aspirantes e as competições regionais e nacionais. São contadas também as principais competições internacionais e os torneios com a presença de ao menos dois brasileiros na disputa.

A pontuação é a seguinte:

Copa do Brasil, Brasileiro, Libertadores e Mundial: 10 pontos ao campeão, 5 pontos ao vice e 2 pontos aos semifinalistas;

Copa SP, Copa Ipiranga, Taça BH e Copa Brasil Votorantim: 5 pontos ao campeão, 3 pontos ao vice e 1 ponto aos semifinalistas;

Brasileiro Mirim, Copa do Nordeste, Copa Sul, Copa Santiago, Efipan e Copa Nike: 4 pontos ao campeão e 2 pontos ao vice;

Campeonatos Estaduais: 3 pontos ao campeão e 1 ponto ao vice;

Copas e torneios estaduais: 2 pontos ao campeão e 1 ponto ao vice;

Demais torneios: 3 pontos ao campeão e 2 pontos ao vice.

O ranking atual (revisado em 1º de março de 2021) considera os resultados obtidos entre 1º de janeiro de 2016 e 1º de março de 2021, independentemente da quantidade de jogos realizados por cada agremiação esportiva. A nova atualização será publicada no próximo dia 1º de junho.

Confira abaixo a lista com os 10 primeiros colocados do Ranking DaBase: