100% em Lima na Libertadores, Palmeiras leva vantagem histórica sobre Alianza

Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

O Palmeiras enfrentará o Alianza Lima-PER pela nona vez em sua história. Nas outras oito ocasiões em que os caminhos dos dois times se encontraram, o Verdão venceu sete e foi superado em uma única oportunidade, marcando 20 gols contra apenas oito sofridos. A primeira vez em que as duas equipes se enfrentaram foi no ano de 1960, quando o Verdão bateu o rival do país vizinho pela contagem de 4 a 2, com gols de Nardo, Parada (duas vezes) e Américo Murolo.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Thiago Martins e Borja marcaram os gols da vitória alviverde sobre o Alianza no último duelo entre as equipes

Pela Libertadores, antes de 2018, os dois times já haviam se encontrado: o fato ocorreu em 1979, e o Verdão levou a melhor nas duas partidas válidas pelo Continental naquela ocasião, vencendo por 4 a 2 no Estádio Nacional, do Peru, e por 4 a 0 no Palestra Italia.

Palco do encontro entre Alianza e Palmeiras nesta noite, a cidade de Lima já recebeu o Verdão em quatro oportunidades anteriores, sendo que o time alviverde venceu as quatro. Além disso, a capital peruana é a metrópole em que o Maior Campeão do Brasil mais fez gols como visitante ao longo de sua história na Libertadores: foram 15 ao todo.

Considerando apenas confrontos contra equipes peruanas, incluindo a Seleção e combinados locais, foram 42 embates disputados, com histórico também favorável ao Palmeiras: 28 vitórias, seis empates e oito derrotas (o Maior Campeão do Brasil balançou as redes em 95 ocasiões e foi vazado em outras 43 oportunidades).

Ao todo, o Peru recebeu 36 partidas do Palmeiras. Quando atuar na noite desta quinta-feira (03), diante do Alianza Lima, o Verdão chegará a 37 partidas na nação vizinha, números que farão do Peru o maior palco estrangeiro de jogos do Alviverde, ao lado da Argentina, nação na qual o time palestrino atuou por 37 vezes.

Acervo Histórico/S.E. Palmeiras_Jorge Mendonça balançou as redes no 1º duelo frente o Alianza Lima pela Libertadores (vitória por 4 a 2)