Departamento de Comunicação

O técnico Abel Ferreira durante coletiva de imprensa no Maracanã. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

A um dia da grande decisão da Conmebol Libertadores, que será disputada neste sábado (30), às 17h, contra o Santos, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro-RJ, o técnico Abel Ferreira segue se preparando para um dos jogos mais importantes da história do Palmeiras. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (29), no local do jogo, o comandante português comentou sobre a finalíssima com o time alvinegro.

“Cada jogo tem uma história diferente, e eu farei o que sempre fiz em todos os jogos. Temos de preparar todos os jogadores, estar atento aos detalhes, seguir os mesmos rituais e acreditar nos protagonistas, que são os jogadores. Amanhã (sábado), mais do que nunca, temos de focar primeiramente em nós. Temos de ser fieis à nossa identidade e à nossa forma de atacar e de defender. Independentemente de como o adversário jogará, ficará a nossa identidade”, declarou o treinador, que não pretende alterar o estilo de jogo do Verdão no confronto decisivo deste fim de semana.

“Estamos aqui por conta dos jogos que fizemos. Não alteraremos a forma de pensar, a equipe que acreditamos nos trouxe até aqui. É midiático, é a primeira vez que tenho tantos jornalistas na minha frente. É diferente de um jogo normal, recebi mensagens de várias pessoas, mas nós, que somos profissionais, temos de ter o mesmo foco. Eu prefiro sentir toda essa emoção, ansiedade, do que estar em casa no sofá vendo as finais. Estamos aqui por méritos próprios, temos de desfrutar e viver isso com alegria, intensidade e prazer. Temos de fazer um jogo com prazer e equilibrados”, afirmou. “É um jogo único, mas o nosso objetivo, além de chegar à final, é chegar e ganhar”, emendou.

A taça da Libertadores pode ser, inclusive, a primeira da carreira de Abel Ferreira. “É uma oportunidade única, um desafio, uma emoção, um prazer e uma honra poder estar aqui hoje e amanhã disputar um título. O Maracanã significa isso para mim, o templo do futebol”, falou. “É a junção do talento, da sabedoria e da garra. Tenho certeza de que amanhã Portugal será do Palmeiras. É verdade que já teve um treinador que atravessou o Atlântico e abriu as portas para nós (treinadores portugueses), isso eu não esqueço”, completou.

Já sobre a possibilidade de utilizar Felipe Melo desde o início do embate, Abel foi direto. “Tenho sido honesto na comunicação feita com vocês, e o Felipe é o jogador mais titular do Palmeiras. Ele tem uma experiência grande, uma vibração enorme, ajuda dentro e fora do campo, e seguramente nos ajudará muito amanhã. Se será no início ou no decorrer do jogo, decidirei depois. Ele é um colecionador de títulos e, no que depender de mim, faremos de tudo para ter mais um”, concluiu o técnico.

‘O Maracanã significa isso para mim, o templo do futebol’, revelou o técnico português (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)