Departamento de Comunicação

Abel Ferreira e sua comissão saborearam a goleada desta noite de forma ainda mais especial no Allianz Parque. O Palmeiras venceu o Atlético-GO por 4 a 0, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, e o duelo marcou o centésimo jogo do Verdão desde que o técnico português assumiu a equipe, em 05 de novembro de 2020 – há um ano.

“Meu orgulho é ver que os jogadores estão comprometidos. Estão dando o melhor a cada jogo. A grande diferença é a cultura e mentalidade desportivas. Eles se desafiam diariamente e isso se reflete em campo”, declarou o comandante palestrino, que, do total dos 100 jogos desde sua chegada (54 vitórias, 22 empates e 24 derrotas), esteve à frente do Verdão, sozinho, em 89 ocasiões (49 vitórias, 17 empates e 23 derrotas). Nos minutos finais da partida, Abel ainda deu uma mostra de sua habilidade ao fazer um belo domínio de calcanhar em uma bola que saiu pela linha lateral, sem deixar cair, e ser aplaudido pelos torcedores.

 

Já os outros 11 duelos foram dirigidos pelos auxiliares João Martins (nove vezes, com cinco vitórias e quatro empates) e por Vítor Castenheiras (duas vezes, um empate e um revés – o empate, entretanto, valeu classificação para a Copa do Brasil contra o Ceará, 2 a 2).

Abel é o primeiro português, oitavo europeu e 23º estrangeiro a comandar o clube, sendo o primeiro gringo a ter conquistado um título desde 1965, quando o argentino Filpo Nuñez conduziu o Verdão à conquista do Torneio Rio-São Paulo daquela temporada – Abel, em pouco tempo o Verdão, já levantou os canecos da Libertadores e Copa do Brasil de 2020. Em uma única temporada, nenhum outro técnico levantou dois títulos pelo Alviverde no Século XXI como fez Abel Ferreira.

De quebra, com o resultado elástico da partida desta noite, o treinador se isolou na segunda colocação do ranking de treinadores que mais comandaram vitórias do Palmeiras no Allianz Parque, inaugurado em 2014: ele estava empatado com Felipão, antes, ambos com 22 triunfos na arena alviverde desde que possui a atual configuração. Hoje, Abel Ferreira chegou ao seu 23º triunfo no Allianz Parque, se isolando em segundo, e ficando a apenas uma vitória de igualar Cuca como o técnico mais vencedor da moderna casa palmeirense (Cuca possui 24 vitórias no Allianz Parque como técnico do Palmeiras). Vale destacar que, no Allianz Parque, Abel Ferreira já é o treinador com o maior número de partidas: são 40 com a de hoje, seguido por Cuca (35) e Felipão (30).

Abel Ferreira ainda figura em outros rankings históricos do Alviverde: já é o terceiro técnico que mais comandou o Palmeiras na história da Libertadores, 18 jogos (atrás só de Vanderlei Luxemburgo, com 25, e de Luiz Felipe Scolari, com 43) e o segundo que mais venceu com o time pelo Continental, com 13 vitórias (ao lado de Luxemburgo, e atrás só de Felipão com 23 vitórias).

No Brasileirão, ele já aparece no top 10 dos técnicos que mais dirigiram o Palmeiras na história, com 45 jogos, na nona posição, atrás só de Emerson Leão e Jorge Vieira, empatados em sétimo, com 50 jogos; Dudu (Olegário Tolói de Oliveira), sexto, com 62 duelos; Cuca, quinto, com 63 jogos; Rubens Minelli, quarto colocado da lista, com 65 partidas; Oswaldo Brandão, terceiro, com 111 jogos; Vanderlei Luxemburgo, segundo no quesito, com 147 embates; e Luiz Felipe Scolari, absoluto na primeira posição, com 203 jogos.

Abel também é o nono técnico que mais venceu pelo Brasileirão com o Alviverde: 23 vezes com o triunfo de hoje, um a menos do que Emerson Leão, oitavo, com 24. Completam a lista: Jorge Vieira, sétimo, com 25 vitórias; Dudu (Olegário Tolói de Oliveira), sexto, com 31 vitórias; Rubens Minelli, quinto, com 34 resultados postivios; Cuca, quarto, com 36 triunfos; Oswaldo Brandão, terceiro, que saiu vencedor 57 vezes com o Palmeiras em jogos de Brasileiro; Luxemburgo, segundo da lista, com 81 vitórias; e novamente Felipão, líder no quesito, com 85 vitórias.