Departamento de Comunicação

Principal personagem da maiúscula vitória sobre o Atlético-GO na noite desta quarta-feira (10), pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, por 3 a 0, Gustavo Scarpa, que participou de três dos quatro gols da partida (concedeu duas assistências nos dois primeiros tentos e ainda marcou o terceiro do Verdão) valorizou a qualidade individuais dos atletas, como a sua própria e de Raphael Veiga, frisou que está disposto a jogar na posição que melhor ajudar o time – sempre alinhado com as ideias do técnico Abel Ferreira – e valorizou, sobretudo, o entrosamento coletivo do time alviverde.

“A gente já conversou muito sobre minha posição. Abel sabe que minha posição de origem é por dentro, no meio. Mas sempre procuro me adaptar. Ele sabe que pode confiar em mim na ponta, na lateral. Foi um jeito que ele achou de eu jogar com o Veiga. Ele (Raphael Veiga) está em grande fase, tem qualidade, disposição. Mas valorizo também a atuação do time. Feliz pelas assistências, mas pela atuação do time também”, disse o dono da camisa 14.

Com seus feitos no duelo, Scarpa amplia ainda seu saldo como líder de uma estatística individual do Brasileirão: é o garçom desta edição do torneio como um todo, agora com 14 passes a gol, seguido por Arthur, do Red Bull Bragantino, com oito. Nesta temporada, ele é o líder disparado dentre o elenco palmeirense – são 22 assistências, seguido de Raphael Veiga, com seis.

E não só as assistências. Gustavo Scarpa também lidera outro fundamento no Brasileirão 2021. Antes do início do duelo contra o Atlético-GO acumulava 53 ao todo, seguido por Arthur, do Red Bull Bragantino, com 41 – fato que explica o alto número de assistências, pois, muitos desses cruzamentos resultaram em gols.

Além disso, no ano de 2021, ele é o jogador mais assíduo do plantel palmeirense: foram 66 partidas com a de hoje, seguido por Raphael Veiga, com 63 – este dado contabiliza também os duelos da temporada 2020 realizados entre janeiro e março deste ano.

Com suas duas assistências no jogo desta noite, o meia foi a 39 passes a gol pelo Palmeiras no geral (duas em 2018, sete em 2019, oito em 2020 e incríveis 22 até agora em 2021) e, neste quesito, levando em conta todos os jogadores do elenco, fica atrás só de Dudu, com 81 assistências (já com a de hoje). Vale destacar, entretanto, que Scarpa soma 169 jogos pelo Palmeiras, enquanto Dudu chegou a 330 nesta noite.

Ao todo, em seus 169 jogos pelo Verdão desde 2018 (96 vitórias, 39 empates e 34 derrotas), o jogador marcou 31 gols, sendo o quinto maior artilheiro do elenco (atrás só de Luiz Adriano, 32, Raphael Veiga, 42, Willian, 66, e Dudu, 73)

O meio-campista também tem histórico de ser bom batedor de faltas. Recentemente, marcou mais um gol de falta com a camisa do Palmeiras na vitória por 3 a 2 contra o Bahia, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro. O último tento de falta do Verdão havia sido anotado justamente pelo camisa 14, no triunfo por 2 a 1 contra o Defensa y Justicia-ARG, na Argentina, pela CONMEBOL Recopa.

Gustavo Scarpa também tem característica polivalente: revezou-se em diversas posições durante a temporada passada, como meia-armador, lateral-esquerdo e atacante, pelos dois lados.

OS GOLS DA PARTIDA

Aos 13 minutos de jogo, recebeu bola lançada de Weverton com as mãos, dominou e saiu em disparada para a ponta direita do campo, cortando para o meio e, em seguida, toca na medida para Raphael Veiga, que, por sua vez, também dominou e, da entrada da área, chuta rasteiro, no canto, sem chances para Fernando Miguel. (Palmeiras 1×0 Atlético-GO)

Aos 31, Scarpa dessa vez cobrou falta com perfeição e mandou na medida para Rony, que, de cabeça, finalizou com força contra o gol de Fernando Miguel e ampliou a vantagem ainda na etapa inicial. (Palmeiras 2×0 Atlético-GO)

E na etapa derradeira, aos 17 minutos, Marcos Rocha cruzou a bola para a área do time goiano e o VAR apontou possível toque de mão de Marlon Freitas, do Atlético-GO. O árbitro Anderson Daronco, por sua vez, confirmou no monitor a infração e assinalou penalidade máxima a favor do Palmeiras. Gustavo Scarpa, de pé esquerdo, cobrou o penal com perfeição e marcou o terceiro do Palmeiras, agora com duas assistências e um gol na partida (Palmeiras 3×0 Atlético-GO)

O único gol do qual Scarpa apenas observou aconteceu aos 44 do segundo tempo, assinalado por Breno Lopes. A jogada foi iniciada por Patrick de Paula, que, no meio-campo, encontrou Dudu livre pela direita. O Baixola disparou e cruzou rasteiro para Breno Lopes que, livre na segunda trave, completou.(Palmeiras 4×0 Atlético-GO)