Departamento de Comunicação

O técnico Abel Ferreira foi homenageado nesta sexta-feira (11) por ultrapassar a marca de 200 jogos no comando do Palmeiras. Ele recebeu da presidente Leila Pereira uma camisa com o número 200 às costas e uma placa comemorando os títulos conquistados e a rápida identificação com o clube. O português é o segundo treinador com mais troféus pelo Verdão na história: oito, ao lado de Vanderlei Luxemburgo e atrás apenas de Oswaldo Brandão, com dez.

Abel já comandou o Maior do Campeão do Brasil à beira do campo em 205 jogos, com 120 vitórias, 46 empates e 39 derrotas – é o sexto treinador com mais partidas, atrás de Rubens Minelli, com 253. Considerando toda a comissão portuguesa, incluindo as vezes em que Abel esteve ausente, são 229 jogos, com 132 vitórias, 55 empates, 42 derrotas, 397 gols marcados e 186 gols sofridos.

A presidente Leila Pereira entregou uma placa e uma camisa comemorativa para o técnico Abel Ferreira (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

“Sem dúvida nenhuma, você é um dos maiores treinadores da história do Palmeiras”, destacou a presidente Leila Pereira. “Nós não cansaremos de agradecer pelos momentos fantásticos que passamos e vamos continuar passando juntos. Nos enche de orgulho o seu trabalho, a sua dedicação, o seu foco e a sua vontade de vencer. Somos eternamente gratos e esperamos que você esteja ao nosso lado em muito mais jogos, lutando, trabalhando sério para que venham muitas conquistas. Você tem o meu apoio incondicional, sempre. Eu e todos aqui na Academia de Futebol estamos ao seu lado. Conte sempre conosco”, completou.

A comissão técnica de Abel é a terceira na história palmeirense a atingir 200 jogos em uma mesma passagem, igualando às comandadas por Luiz Felipe Scolari entre 1997 e 2000 (254 partidas) e Oswaldo Brandão entre 1971 e 1975 (283). Dentre os muitos recordes, o português é o treinador com mais finais disputadas pelo Palmeiras (11 em 15 torneios eliminatórios disputados) e o primeiro a conquistar ao menos um título estadual, um nacional e um internacional no clube.

“É uma marca muito considerável, especialmente aqui no Brasil. É um trabalho nosso, e não meu. É de todos que trabalham aqui dentro do CT, no clube com o qual me identifiquei muito rápido pelos valores que partilho. Da minha parte, podem ter a certeza de que tudo faremos para proporcionar alegrias a cada treino e a cada jogo, como foi no último, junto aos nossos torcedores. É para isso que trabalhamos com afinco, dedicação. Obrigado, agradeço de fundo do coração. Gosto da palavra eternidade, me faz lembrar algo. A busca da eternidade é algo que perseguimos desde que chegamos e vamos continuar”, afirmou Abel.

Treino coletivo

O Palmeiras se reapresentou nesta manhã, na Academia de Futebol, após empatar com o Atlético-MG, no Allianz Parque, na quarta-feira (09), e garantir a classificação para as quartas de final da CONMEBOL Libertadores pela 12ª vez na história (recorde entre os brasileiros, ao lado Grêmio), sendo a sexta consecutiva (recorde entre todos os clubes do continente) – o Verdão havia vencido o jogo de ida por 1 a 0, no Mineirão.

Os jogadores Endrick e Richard Ríos (à direita) durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Os jogadores que atuaram por mais de 45 minutos seguiram o cronograma de atividades regenerativas na parte interna do centro de excelência. O restante do elenco disputou um coletivo com dois tempos de 20 minutos e a participação de jogadores do time Sub-20, casos dos laterais Ian Custódio e Alex, dos meio-campistas Vitor André e David Kauã e dos atacantes Estevão e Luighi.

A equipe palestrina volta novamente atenções ao Campeonato Brasileiro e iniciou a preparação para receber o Cruzeiro, às 19h desta segunda-feira (14), no Allianz Parque, pela 19ª rodada. Pela competição nacional, o Palmeiras ocupa a quarta colocação, com 31 pontos. O time treina neste sábado (12), às 10h, na Academia de Futebol.

Estêvão e outros atletas do Sub-20 participaram da atividade desta sexta-feira  (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)