Alan marca e Palmeiras empata com o Vasco na primeira semi do Brasileiro Sub-20
Daniel Romeu
Departamento de Comunicação
Em duelo equilibrado e disputado, a equipe Sub-20 do Palmeiras empatou em 1 a 1 com o Vasco da Gama no estádio do Pacaembu, em São Paulo-SP, nesta quinta-feira (7), pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Brasileiro da categoria. O time carioca abriu o placar no início do segundo tempo, e o Verdão empatou minutos depois com gol do camisa 10 Alan.
>> Clique aqui e confira a galeria de fotos completa do duelo
O jogo de volta será disputado no próximo domingo (17), em São Januário, no Rio de Janeiro-RJ, mas ainda não teve o horário definido pela CBF. Antes disso, o Verdão tem outro duelo decisivo, mas pelo Paulista Sub-20: enfrenta o São Paulo nesta segunda-feira (11), às 19h, no Pacaembu, pelo jogo de volta da semifinal (o Alviverde venceu a ida por 1 a 0 no Morumbi).
A campanha do Palmeiras no Brasileiro é de 12 vitórias, quatro empates e seis derrotas, com 33 gols marcados e 20 sofridos. Não há regra do gol qualificado – portanto, qualquer empate na partida de volta leva a decisão para os pênaltis. A outra semifinal é disputada entre Flamengo e Corinthians.
O jogo
Os times fizeram um grande jogo no Pacaembu. Com mais posse de bola, o Palmeiras chegava ao gol adversário na base do toque de bola e deu trabalho para o goleiro vascaíno diversas vezes. O time carioca levava mais perigo nos contra-ataques e também exigiu boas defesas do goleiro Magrão. Foi só no segundo tempo, no entanto, que o placar saiu do zero.
Aos oito minutos, após cobrança de escanteio, o Vasco inaugurou o marcador em cabeceio. A resposta do Palmeiras não demorou e saiu três minutos depois, em roubada de bola de Angulo no campo de ataque, assistência de Aníbal e chute colocado de Alan. O equilíbrio e o empate se mantiveram até o final, apesar da pressão exercida pelo Alviverde nos últimos minutos.
O Palmeiras é o atual campeão do Brasileiro Sub-20 e está em busca do bicampeonato. O time comandado pelo técnico Wesley Carvalho bateu o Vitória na final em 2018 por 5 a 2, fazendo a festa dos mais de 22 mil torcedores que compareceram ao Allianz Parque. O Alviverde também havia vencido o jogo de ida no Barradão, em Salvador-BA, por 4 a 1.
Por ter vencido a Copa do Brasil Sub-20 neste ano, o Verdão já assegurou sua vaga na Supercopa Sub-20 – confronto entre os campeões do Brasileiro e da Copa do Brasil, em dezembro. Caso conquiste também o Brasileiro, o clube garante automaticamente a vaga para a Libertadores Sub-20 do ano que vem, caso o torneio seja organizado pela CONMEBOL.
Palmeiras Sub-20: Magrão; Vitor Ricardo; Jonathan (Danilo), Helder (Kaique Mafaldo) e Esteves; Patrick de Paula, Gabriel Menino, Alan, Cleiton (Gabriel Silva) e Angulo; Aníbal (Guilherme Vieira). Técnico: Wesley Carvalho.