Alana Maldonado é prata no Grand Prix de Heidelberg com a Seleção Brasileira de Judô

Departamento de Comunicação

A judoca Alana Maldonado conquistou a medalha de prata, no último domingo (18), na categoria até 70 kg – J2 (baixa visão), no Grand Prix de Heidelberg, na Alemanha. Essa foi a primeira disputa da atleta após oito meses em recuperação de uma lesão no ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho direito.

“Não foi o resultado que eu queria, mas levo para casa algumas lições depois de quase um ano sem competir. Temos ainda seis meses até Paris e o objetivo maior é lá na frente. Quero agradecer pela torcida de todos”, disse a palestrina ao site oficial da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).

Alana conquistou a sua 1ª medalha após oito meses em recuperação de lesão (Foto: Ralf Kuckuck/DBS)

Alana bateu a cazaque Ayala Mereke e a japonesa Kazusa Ogawa (4ª do mundo) antes de encontrar a chinesa Yue Wang. A atleta acabou superada na final ao receber a sua terceira punição na luta. O Brasil terminou em terceiro lugar na colocação geral com seis medalhas e quatro quintos lugares – no total, 16 judocas do país estiveram presentes no torneio.

O GP de Heidelberg foi o primeiro dos três eventos do circuito internacional previstos para acontecer antes dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Os demais serão em Antalya, na Turquia, em abril, e Tiblisi, na Geórgia, em maio. Todos contam pontos para o ranking mundial, principal critério de distribuição de vagas da modalidade para os Jogos Paralímpicos.