Departamento de Comunicação

A paratleta Alana Maldonado conquistou na madrugada deste sábado (29) a medalha de ouro na categoria até 70kg no judô dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, no Japão. Com o feito, a palestrina se tornou a primeira judoca brasileira a conquistar um ouro paralímpico.

“Não caiu a ficha ainda. Eu queria fazer história, conquistar o primeiro ouro do judô feminino, como foi no Mundial, ser a primeira atleta paralímpica campeã mundial… É único. Primeiro o Rio, em casa, e agora ser campeã paralímpica na terra do judô realizando meu sonho aqui. Não tenho palavras para explicar o que estou sentindo agora”, disse Alana em entrevista após a luta.

Judoca venceu as três lutas que disputou na competição (Foto: Divulgação/CPB)

Prata na Rio 2016 e judoca do Verdão desde 2018, Maldonado chegou até a final após vencer a turca Raziye Ulucam na semifinal em 1min37s de luta. Antes, nas quartas de final, a judoca precisou de apenas sete segundos para superar, por ippon, a italiana Matilde Lauria.

A adversária de Alana na final foi Ina Kaldani, da Geórgia, que bateu a japonesa Kazusa Ogawa na outra semifinal da competição. A luta entre as paratletas começou bastante estudada e, logo, ambas foram punidas com cartão amarelo pela arbitragem por falta de combatividade.

Ao decorrer da disputa, Alana, que é líder do ranking mundial, aplicou um waza-ari na adversária, aos dois minutos, e ficou à frente no placar (1 a 0). A partir desse momento, a brasileira ampliou o número de ataques e chegou a ter oportunidades para aumentar a pontuação. Ainda assim, a judoca controlou a disputa até o fim,  não sofreu grandes sustos e garantiu o ouro na luta que teve duração de quatro minutos.

Alana conquistou o primeiro ouro na história do judô feminino em Paralimpíadas (Foto: Paralympics Games)

Alana também foi campeã mundial em 2018 e, antes do início dos Jogos Paralímpicos, teve outras duas conquistas na temporada de 2021. A primeira foi em maio, quando garantiu o ouro no Grand Prix de Judô de Baku, no Azerbaijão. Já a segunda, foi a medalha de prata no Grand Prix de Warwick, na Inglaterra, em junho.