Departamento de Comunicação

A equipe Sub-17 do Palmeiras bateu o Sant German, de Rondônia, por 10 a 1, em duelo disputado nesta quarta-feira (27), na Academia de Futebol 2, em Guarulhos-SP, e garantiu lugar na próxima fase da Copa do Brasil da categoria (reveja a íntegra da transmissão da TV Palmeiras/FAM clicando aqui).

Os gols alviverdes foram anotados por Luis Guilherme (2), Gilberto, Vitor André, Figueiredo, Luighi, Mateus Patolino (2), Cauê e Lucas Aguiar. Hiago, de pênalti, descontou para os rondonienses.

Campeão em Montaigu com a Seleção Brasileira Sub-17, o meio-campista Figueiredo marcou um dos gols da vitória alviverde (Foto: Fabio Menotti)

Esta foi a terceira maior goleada da história do Palmeiras na Copa do Brasil Sub-17. O placar só não foi mais elástico do que as vitórias por 11 a 2 diante do Náutico-PE, em 2019, e por 10 a 0 contra o Confiança-SE no ano passado.

Com o triunfo, o Verdão terá o Remo-PA como adversário na próxima fase (0 time paraense eliminou o CRB-AL nos pênaltis). Os duelos estão previstos para os dias 4 e 11 de maio com mandos a serem definidos pela CBF em sorteio.

O Alviverde volta a campo no próximo sábado (30), contra o Taubaté, na Academia de Futebol 2, em Guarulhos-SP, pela quarta rodada do Campeonato Paulista. O Sub-17 entrará em campo às 11h e, antes disso, às 09h, o Sub-15 palestrino abre a rodada dupla do fim de semana.

A dupla Vitor André (esq.) e Mateus Patolino (dir.) também marcou no duelo (Foto: Fabio Menotti)

Regulamento

A Copa do Brasil Sub-17 de 2022 reúne 32 times na etapa inicial, sendo 27 campeões estaduais e cinco vices estaduais da categoria vinculados às federações melhor posicionadas no Ranking Nacional – o Verdão entrou como vice-campeão paulista de 2021.

Todos os duelos até a final são mata-mata com partidas de ida e volta, exceto nesta primeira fase. Não há o critério do gol qualificado e, em caso de empate, a disputa da vaga será nos pênaltis.

Histórico

Em 2019, o Palmeiras decidiu a Copa do Brasil Sub-17 contra o São Paulo em duas partidas eletrizantes. Na ida, vitória do time tricolor por 3 a 2, no Morumbi. Já no duelo de volta, no Pacaembu, em grandes atuações de Gabriel Veron e Gabriel Silva, o time palestrino venceu por 2 a 0 e ficou com o título.

O Verdão se sagrou campeão da competição também em 2017. Em final contra o Corinthians, com vitórias por 1 a 0 para cada lado, o título foi decidido nas cobranças de pênalti, no Pacaembu. Naquela ocasião, o Alviverde venceu o rival por 4 a 3.

Ao final da partida, os atletas palmeirenses presentearam o time do Sant German com chuteiras, camisas e bolas de futebol (Foto: Fabio Menotti)