Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Ao longo da história, o basquete do Palmeiras fez parte de grandes conquistas das Seleções Brasileiras da modalidade. Em 2018, não foi diferente: o ala-armador Matheus “Pará” Leoni e o armador João Victor Santos se sagraram campeões sul-americanos com a equipe Sub-15 do Brasil neste domingo (11), na Argentina, após final eletrizante contra o Uruguai e vitória por 65 a 57.

CBB/Divulgação _ Os atletas estão entre os principais jogadores da categoria no basquete paulista

Os garotos foram fundamentais na campanha da equipe nacional na competição, sobretudo nas partidas de mata-mata. Na semifinal contra a Argentina, por exemplo, Matheus anotou 18 pontos em 29 minutos de quadra. Já na decisão, Joãozinho foi o grande garçom do Brasil, com quatro assistências, seguido de Pará, com três. O título continental rendeu ao Brasil uma vaga no Pré-Mundial Sub-16 de Basquete, em 2019.

Esta foi a primeira convocação da carreira de João Victor, cria da base alviverde desde o Sub-12. Já Pará chegou ao clube nesta temporada com currículo bastante campeão, e o Sul-Americano Sub-15 foi seu segundo torneio pela Seleção Brasileira – em 2017, quando defendia o Paysandu, fez parte da campanha invicta do título continental Sub-14.

Os atletas são treinados no Sub-15 palestrino por Willians Manzini, técnico multicampeão pela base do Palmeiras e pela Seleção Paulista. A categoria é uma das favoritas ao título do Campeonato da GSP de 2018 e já confirmou a melhor campanha da segunda fase classificatória, fator que dá ao Verdão o direito de sediar o final four da Série Ouro da competição no ginásio do Palestra Italia.

CBB/Divulgação _ Pará vestiu a camisa 4, enquanto João Victor usou a número 5

Antes disso, o último jogador revelado pelo Palmeiras convocado para torneios com as seleções de base do basquete foi Yago Mateus, atualmente no Paulistano. Em 2014, com apenas 15 anos, foi o grande nome do Brasil no título invicto do Sul-Americano. Na final contra a Argentina, o armador foi cestinha do jogo com 16 pontos e eleito MVP da decisão.

Confira abaixo o desempenho dos garotos do Verdão no Sul-Americano Sub-15:

Final

Brasil 65 x 57 Uruguai
– Matheus Pará: oito pontos, três rebotes e três assistências (28:55 minutos)
– João Victor: três pontos, cinco rebotes e quatro assistências (24:30 minutos)

Semifinal

Argentina 79 x 85 Brasil
– Matheus Pará: 18 pontos, três rebotes e duas assistências (29:31 minutos)
– João Victor: dois pontos, dois rebotes e uma assistência (16:20 minutos)

Fase de Grupos

Brasil 85 x 45 Paraguai
– Matheus Pará: 10 pontos, quatro rebotes e uma assistência (19:15 minutos)
– João Victor: quatro pontos, dois rebotes e duas assistências (15:30 minutos)

Uruguai 66 x 63 Brasil

Equador 56 x 87 Brasil
– Matheus Pará: seis pontos, um rebote e três assistências (22:10 minutos)
– João Victor: seis pontos, seis rebotes e oito assistências (25:58 minutos)