Amigos na Itália, Cafu e Montella se reencontram na Academia de Futebol

Felipe Krüger
Departamento de Comunicação

Um dia antes de encarar o Palmeiras pela Copa EuroAmericana, a Fiorentina treinou pelo segundo dia consecutivo na Academia de Futebol. Sem a presença da imprensa, o exigente técnico Vincenzo Montella comandou a atividade da Viola e reencontrou um velho conhecido: Cafu, ex-jogador do Palmeiras e seu companheiro nos tempos de atleta da Roma.

“Reencontrar o Montella foi fantástico. Depois que saí da Roma, fui para o Milan e ele para outros times, e agora está como técnico. Além de grande atleta, foi um grande amigo. Nós tivemos uma passagem fantástica pela Roma, mais de seis anos, e conquistamos títulos. Fico feliz de vê-lo como treinador em um grande time, como é a Fiorentina”, afirmou o ex-lateral-direito, consagrado com capitão do pentacampeonato mundial da Seleção Brasileira em 2002.

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Cafu e Montella jogaram juntos na Roma, da Itália

Enquanto Cafu conversava com o Site Oficial do Palmeiras e Montella comandava o treinamento da Fiorentina, o brasileiro relembrou as vezes que ajudou o atacante italiano a balançar as redes. “Eu o consagrei bastante (risos). Apesar da baixa estatura dele, era um cara que tinha uma impulsão fantástica, e assim consegui consagrá-lo algumas vezes com cruzamentos na Roma”, brincou, antes de ser prontamente rebatido pelo treinador. “Foi um grandíssimo jogador. Na sua função, seguramente, foi o melhor do mundo por muitos anos. Tive a sorte de ter jogado com ele, mas muitos cruzamentos errados dele consegui corrigir e transformar em gol (risos). Brincadeiras à parte, foi um prazer encontrá-lo e cumprimentá-lo porque tivemos muito sucesso juntos.”

Jogador do Palmeiras entre as temporadas 1995 e 1997, Cafu foi campeão do Campeonato Paulista 1996 com o Verdão, na conquista que ficou marcada pelos 102 gols anotados pelo escrete alviverde. Do Verdão, seguiu para a Roma, onde atuou por seis anos e conheceu Vincenzo Montella.

“É sempre gostoso voltar à Academia de Futebol, ao Palmeiras. Tive uma passagem que foi curta, mas muito memorável. Cada vez que venho ao Palmeiras é uma alegria muito grande. Terá o centenário este ano e espero fazer parte desta festa maravilhosa”, disse.

Em relação ao jogo desta quarta-feira (30) entre Palmeiras e Fiorentina, Cafu preferiu não escolher um vencedor no tempo normal, mas, ao ser lembrado que o regulamento da Copa EuroAmericana prevê pênaltis em caso de empate no tempo normal, decidiu apostar no Verdão.

“Amanhã é empate no tempo normal. Conheço muito o Montella, joguei com ele durante seis anos e tenho um carinho muito grande pelo Palmeiras, mas acho que o empate está bom. Aí, nos pênaltis, o Palmeiras leva, não vai ter jeito, a experiência vai a favor do nosso Verdão”, concluiu.