Departamento de Comunicação

Após terem se reapresentado na segunda-feira (02), os jogadores do Palmeiras dedicaram a manhã desta terça (03) a exames médicos e testes físicos. Todos os procedimentos foram feitos na Academia de Futebol em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, que contribui com a pré-temporada do clube desde 2017. Ao todo, foram nove estações com exames de sangue e urina, avaliações corporais, de esforço e fisioterápicas, ecocardiografia, otorrinolaringologia, oftalmologia, neurometria e polissonografia.

Os atletas foram divididos em turnos, sendo que o primeiro começou às 7h. Um dos médicos do clube, Dr. Pedro Pontin valorizou o fato de todos os exames serem feitos no próprio centro de excelência do Verdão e também destacou a mobilização intensa feita pelo Sírio-Libanês, ressaltando o incremento de novas avaliações neste ano.

“É uma grande vantagem para nós a parceria com o Sírio-Libanês porque traz praticidade e agilidade para conseguirmos realizar todas as avaliações necessárias em um único período do mesmo dia. Em uma pré-temporada como a nossa, que é bastante corrida, obviamente quanto mais rápido colocarmos nosso elenco à disposição, melhor. Além disso, a expertise do hospital nos traz muita segurança em relação aos resultados por conta da qualidade dos exames. E este ano conseguimos agregar novas áreas. Fizemos, como de praxe, toda a parte laboratorial, de análises clínicas e a parte cardiológica, e agora também realizamos avaliações de neurometria, oftalmológica, otorrrinolaringológica, entre outras novidades”, explicou Pontin.

Joaquín Piquerez durante avaliação oftalmológica na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

As avaliações continuarão após o almoço, que será no refeitório do centro de excelência. O treino da tarde se iniciará às 16h, na sala de musculação, e terá sequência às 17h, no campo. O jantar, às 19h, também será obrigatório. O primeiro jogo-treino da temporada será na quinta-feira (05), contra o Suzano, às 10h, na Academia. Já a estreia no Campeonato Paulista está agendada para o dia 14, diante do São Bento, às 20h30, no Allianz Parque – o Verdão é o atual campeão estadual.

Esta é a terceira e última etapa da pré-temporada do Maior Campeão do Brasil. As outras ocorreram em dezembro, primeiramente com uma cartilha de treinos físicos elaborada pelo Núcleo de Saúde e Peformance e depois com atividades virtuais monitoradas. Nesta preparação para os desafios de 2023, o elenco profissional conta com o reforço de sete pratas da casa campeãs da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2022: o zagueiro Naves, os laterais Garcia e Vanderlan, os meio-campistas Fabinho e Jhon Jhon e os atacantes Endrick e Giovani.