Após quase 40 anos, estádio palmeirense volta a receber um dérbi

Felipe Krüger
Departamento de Comunicação

O tempo de ausência foi grande, mas, enfim, o Palmeiras voltará a receber um dérbi em seu próprio estádio. Divulgada no início do mês de dezembro, a tabela do Campeonato Paulista reservou para Palmeiras e Corinthians um encontro na terceira rodada da competição estadual – neste domingo (08), às 17h – e, como não acontecia desde janeiro de 1976, será realizado no Palestra Italia, que, reformado, foi recentemente renomeado de Allianz Parque.

Com excelente desempenho contra o rival em seus domínios, o Palmeiras já recebeu o rival em 42 oportunidades. Foram 22 vitórias do Verdão, nove empates e apenas 11 reveses – portanto, o dobro de triunfos a favor da equipe palestrina –, com 74 gols marcados e 43 sofridos.

O primeiro jogo da história entre os dois clubes no Palestra Italia aconteceu em 1917, em duelo válido pelo Campeonato Paulista, e o Verdão levou a melhor. Com um sonoro 3 a 0 – todos os tentos anotados por Caetano -, o escrete palestrino mostrou força na competição estadual, que terminaria com um vice-campeonato.

A maior goleada da história do dérbi também é favorável ao Palmeiras. Em jogo do Campeonato Paulista de 1933, no Palestra Italia, o Verdão atropelou o Corinthians por 8 a 0, com gols de Romeu Pellicciari (4), Imparato (3) e Gabardo.

Já a primeira grande decisão envolvendo Palmeiras e Corinthians aconteceria apenas em 1936. Em uma disputa de três jogos, com duas vitórias no Palestra Italia e um empate fora de casa, o Verdão conquistou o sétimo Campeonato Paulista de sua história – o quarto em cinco anos (1932, 1933, 1934 e 1936).

Além da retomada dos clássicos contra o Corinthians dentro de casa, o jogo deste domingo (08), válido pelo Paulistão 2015, poderá garantir ao Verdão uma marca histórica. O recorde de invencibilidade alviverde dentro do Palestra Italia contra os rivais locais é de sete partidas consecutivas, entre julho de 1930 e agosto de 1934, enquanto os corintianos venceram no máximo duas vezes seguidas. Como o Palmeiras não perdeu nenhum dos últimos seis dérbis, um empate no Allianz Parque irá igualar o feito.

Retrospecto geral

O Palmeiras já encarou o Corinthians em 355 jogos ao longo de toda história entre as duas equipes. Com 125 triunfos, o Alviverde segue à frente em relação à quantidade de vitórias em dérbis – ainda aconteceram 108 empates e 122 jogos vencidos pelos rivais.

No entanto, além da vantagem em jogos vencidos, o Palmeiras acumula importantes vitórias sobre o Corinthians. Na década de 90, as expressivas vitórias no Torneio Rio-São Paulo 1993, no Campeonato Paulista 1993 e na final do Brasileirão 1994, além de marcantes eliminações na Copa Libertadores, já considerando a década seguinte – 1999, nas quartas de final, e 2000, na semi.

Antes disso, nos anos 70, o Palmeiras conquistou o estadual de 1974 com “participação” dos rivais. A grande final entre Palmeiras e Corinthians, em um Morumbi hostil para os alviverdes, ficou marcada pelo histórico gol de Ronaldo, com toque de Leivinha, que calou os mais de 120 mil corintianos presentes no estádio – 1 a 0 e o 17º Campeonato Paulista para o Verdão.