Base do Verdão participa de Encontro de Treinadores de Goleiros no Rio

Agência Palmeiras
Daniel Romeu

Tradicional escola de formação de goleiros no futebol brasileiro, o Palmeiras participará do Segundo Encontro de Treinadores de Goleiros do Brasil, realizado entre quinta (7) e sexta-feira (8), no Rio de Janeiro (RJ). Com a participação de diversos clubes nacionais, o Verdão será representado pelo preparador da categoria Sub-20, Danilo Minutti, que será palestrante e professor de uma das aulas práticas sobre treinamento e preparação aos arqueiros.

Através de mesas de discussão e atividades no campo, o intuito do Encontro é discutir metodologia, técnicas e melhorias na preparação de goleiros tanto nas categorias de base quanto no profissional do futebol brasileiro. Danilo Minutti também será um dos membros fundadores da Associação Brasileira de Treinadores de Goleiros do Brasil, que inicia atividades nesta quinta-feira (7).

“Pela história e tradição do Palmeiras na formação de goleiros, temos que estar presentes em todos os grandes eventos do Brasil que envolvam esse tema. É bom termos no clube pessoas que atuam no meio e estão abertas a discussões. É a nossa filosofia de trabalho, que vem dando certo, e pretendemos dar sequência e aprimorar”, declarou o preparador de goleiros do Sub-20 alviverde.

Pioneirismo na formação de goleiro

Através do ídolo e ex-goleiro Valdir de Morais, o Palmeiras foi pioneiro na especialização da preparação de goleiros no Brasil. Dois anos após pendurar as chuteiras, Valdir foi convidado pelo técnico Oswaldo Brandão para ser seu auxiliar, mas sugeriu ao treinador a criação de um trabalho específico para os arqueiros – era a primeira vez na história que um especialista da posição seria o responsável pelo treinamento sob as traves. Brandão prontamente aceitou. Na função de preparador, Valdir de Morais passou toda a década de 70 no Palmeiras e, após um período afastado, retornou ao clube em meados dos anos 90.