Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Palmeiras _ Rato é um dos novos técnicos para 2019Medalhista em dez oportunidades no ano passado, o basquete de base do Palmeiras iniciou os trabalhos em 2019 com novidades no elenco e principalmente na comissão técnica. Em treinamento desde o meio do mês de janeiro, as categorias alviverdes receberam reforços e iniciam seus jogos pelas competições da Federação Paulista de Basketball (FPB) em março.

As principais mudanças ocorreram nas categorias intermediárias. Os times Sub-14 e Sub-15, por exemplo, serão treinados por Marcelo Ribeiro, o “Rato”, que já integrava a comissão alviverde como técnico dando suporte em todas as categorias no final do no ano passado. Ele, inclusive, fez parte da conquista dos títulos estadual e brasileiro pelo plantel Sub-16

“A minha expectativa para a temporada é das melhores. O Palmeiras dispõe de estrutura fantástica para a prática do basquete. A equipe Sub-14 está em formação e foi reforçada com alguns nomes importantes, enquanto o Sub-15 tem atletas que foram campeões do Paulista Sub-14 no ano passado. Vamos trabalhar da melhor maneira possível para manter o clube ‘nas cabeças’ e trazer mais títulos”, comentou Rato, ex-Mackenzie e Mogi das Cruzes/Helbor.

Outra cara nova na comissão palestrina é a do treinador Rafael “Toca” Martins, que será responsável por comandar os times Sub-16 e Sub-17 do Verdão. Com 11 anos de experiência como técnico de base, Toca acumula passagens por Grêmio Náutico União, Clube Juvenil, Caxias do Sul Basquete e Seleções Gaúchas Sub-13, Sub-14 e Sub-15.

“Ter a oportunidade de mostrar meu trabalho em um clube como o Palmeiras, que tem bastante renome nacional e internacional no meio, é gratificante. O basquete paulista é o principal do país, e o clube é um dos maiores formadores a nível nacional. A estrutura é sensacional tanto para trabalhar quanto para garantir a melhor assistência aos atletas. Temos tudo para realizar grandes campanhas na temporada”, declarou Toca.

Felipe Nyland/Agência RBS _ Toca é um dos principais treinadores de base do Sul do país

Gustavo Rocha, do Sub-12 e do Sub-13 do Verdão, segue à frente das respectivas equipes. Adriano Geraldes, técnico de três categorias em 2018, permanece no comando do plantel Sub-19. Já Willians Manzini, detentor de mais de 15 títulos como treinador da base alviverde, será o responsável por dar auxílio aos demais colegas dentro e fora de quadra.

“É uma responsabilidade totalmente nova. Estou me acostumando aos poucos, mas ter a oportunidade de passar minha experiência aos técnicos de todas as categorias é de muito valor. Nosso basquete só tem a ganhar com isso, seja dentro ou fora de quadra, já que esse trabalho será o elo da comissão técnica com a diretoria”, comentou.  

O Verdão disputa na temporada as competições chanceladas pela FPB. A estreia na temporada acontece com o Sub-12 e o Sub-13, que jogam o Torneio Início da entidade entre os dias 8 e 9 de março. As duas equipes, além do Sub-14 e do Sub-15, atuam ao longo de 2019 no Campeonato da Grande São Paulo (GSP), enquanto os times Sub-16, Sub-17 e Sub-19 brigam pelo título do Campeonato Estadual.