Belluzzo nega crise financeira e explica balanço de 2009

Agência Palmeiras
Assessoria de Imprensa

Em entrevista para o site oficial, o presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo, negou que o clube esteja financeiramente em crise e esclareceu os motivos de as dívidas de 2009 terem aumentado em relação aos últimos anos.

Segundo o presidente, isso só aconteceu porque a partir de 2007 o clube optou por assumir as dívidas que tinha junto ao Fisco.

´Nós tínhamos uma dívida antiga com o Fisco, que não estava sendo paga. A partir de 2009, aderimos ao Programa de Parcelamento Incentivado (PPI), para o parcelamento do IPTU. Desde a gestão do Affonso Della Monica, em 2007, que estamos renegociando todas as dívidas fiscais, como a Timemania, e reconhecendo os tributos de exercícios passados que não estavam sendo recolhidos´, explicou.

Belluzzo destaca que a dívida do IPTU, por exemplo, recorrente desde os anos 1990, estava estimada em R$ 32 milhões e foi concluída em novembro deste ano por um valor bem abaixo do previsto.

´Optamos pelo parcelamento porque havíamos sofrido duas penhoras online (R$ 2,7 milhões). Com o programa de parcelamento, essa dívida passou a ser de R$ 7,3 milhões, com impacto no balanço do clube´, revelou.

Ainda de acordo com o presidente palmeirense, esse renegociamento das dívidas já ultrapassou a soma de R$ 20 milhões. ´Até agora, já quitamos R$ 24,5 milhões de impostos junto ao Fisco. Vamos zerar tudo ainda neste ano. Isso é um fato muito positivo. Vale lembrar que o aumento da dívida bancária está intimamente relacionada à quitação dos impostos ao longo de 2009. Cumpre salientar que a taxa de juros dos referidos empréstimos ainda representa um custo mais barato do que seriam multas e juros cobradas pelo Fisco.´

Belluzzo faz questão de ressaltar: ´Se essas dívidas que estão acumuladas há muito tempo não forem somadas, teremos um balanço igual aos últimos anos´.

O presidente vai além e esclarece que, ao contrário do que vinha acontecendo, o clube teve um aumento nas receitas e um faturamento muito maior nos últimos três anos.

´Nosso crescimento de bilheteria foi fantástico. O Departamento de Marketing também promoveu ações que trouxeram o torcedor junto ao clube e fez com que acumulássemos receitas. Além disso, com a reformulação do site oficial ganhamos em audiência, interatividade, venda de produtos oficiais e lucro para o clube, algo que não acontecia. Ou seja, tivemos despesas muito parecidas, mas ganhamos em faturamento e exposição.´

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