Borja amplia saldo como artilheiro palmeirense na atual temporada; confira

Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Borja é o artilheiro do time palmeirense em 2018: são 20 gols marcados até aqui

Após abrir o placar na vitória por 3 a 0 sobre o Fluminense, na noite desta quarta-feira (14), no Allianz Parque, o atacante Borja ampliou ainda mais seu saldo como artilheiro do time na temporada: agora ele soma 20 gols ano, seguido de Willian, com 16, e de Bruno Henrique, com 15.

Vale lembrar que o colombiano se sagrou artilheiro do Campeonato Paulista 2018, com sete gols, e é o atual artilheiro da Conmebol Libertadores, com nove tentos – o Verdão saiu do Continental nas semifinais, mas o camisa 9 deve terminar como o goleador máximo do certame, ao lado de seu copatriota Wilson Morelo, do Independiente Santa Fé-COL, que também soma nove bolas na rede pela Liberta.

Pelo Campeonato Paulista, aliás, Borja não só foi o artilheiro da competição em 2018, como também foi o primeiro gringo a fazer parte deste hall nos últimos 105 anos – o último jogador de outra nacionalidade a ter sido o goleador máximo do Estadual anteriormente havia sido o britânico Whatley, do Mackenzie College, na edição de 1913 do torneio.

Contratado pelo Verdão como um dos reforços em 2017, o atleta tem vínculo firmado com o clube até o fim de 2022, e soma agora, ao todo, 83 jogos após o duelo ante o Fluminense e um total de 30 gols marcados.

Borja no top 100 de artilheiros da história alviverde

Com seus 30 gols marcados pelo Palmeiras, o dono da camisa 9 do Maior Campeão do Brasil possui outras marcas curiosas na agremiação esmeraldina, como a de estar no top 100 de maiores artilheiros do Palmeiras em todos os tempos, na 98ª posição, ao lado de Marcinho e Osmar Cambalhota – do atual elenco, Dudu e Willian também integram este seleto grupo (49ª e 85ª posição, respectivamente).

Borja, top 10 de gringos com mais gols pelo clube

Além de integrar o top 100 de jogadores – independentemente da nacionalidade – com mais gols pelo Verdão em todos os tempos, o colombiano e atual camisa 9 palestrino também figura dentre os dez gringos com mais gols pela agremiação (hoje na 10ª posição).

Copa do Mundo

Ao ter sido convocado pela Seleção da Colômbia para fazer parte do grupo que disputou a Copa do Mundo de 2018 na Rússia, entre junho e julho, Borja se tornou o 25º representante palmeirense em Mundiais (levantamento este que considera apenas atletas que estavam vinculados diretamente ao clube no momento da disputa do Mundial).

Durante a Copa, no dia 28 de junho, o jogador do Verdão entrou em campo na partida diante do Senegal, aos 44 do segundo tempo e, com isso, passou a ser também o 22º atleta do Verdão a disputar uma partida da mais importante competição de seleções, sendo o 6º integrante gringo da lista: os outros cinco são Diogo (Uruguai, 1986), Rincón (Colômbia, em 1994), Arce (Paraguai, 1998 e 2002), Gamarra (Paraguai, 2006) e Valdivia (Chile, 2014). O meia-atacante Freddy Rincón era, até então, o único compatriota de Borja a ter representado o Maior Campeão do Brasil em uma Copa do Mundo.

CONFIRA OS GOLS DA PARTIDA PELAS LENTES DA TV PALMEIRAS/FAM: