Verdão bate Flu no Allianz e alcança maior série invicta dos pontos corridos

Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Borja abriu o placar para o VerdãoO Palmeiras recebeu o Fluminense no Allianz Parque, na noite desta quarta-feira (14), pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o triunfo por 3 a 0 (gols de Borja, no primeiro tempo, e de Felipe Melo e Luan, no segundo), o Alviverde, líder, foi a 70 pontos na tabela e chegou à maior série invicta da história do Brasileirão na era dos pontos corridos (ou seja, a partir de 2003): 19 jogos, com 14 vitórias e cinco empates – agora divide esta marca com o rival Corinthians, que obteve sequência idêntica em 2017.

Além disso, o Maior Campeão do Brasil ainda pode igualar, em 2018, sua marca invicta de 1994, quando ficou sem saber o que é perder por incríveis 23 paridas no Nacional (a segunda maior invencibilidade de sua história em Brasileiros). A marca recordista levando em consideração a história palmeirense em Campeonatos Brasileiros pertence ao esquadrão de 1972/73, que permaneceu por 26 duelos sem revés.

Nos aspectos individuais, Borja ampliou ainda mais seu saldo como artilheiro do time na temporada: agora são 20 gols, seguido de Willian, com 16, e de Bruno Henrique, com 15. Vale lembrar que o colombiano se sagrou artilheiro do Campeonato Paulista 2018, com sete gols, e é o atual artilheiro da Conmebol Libertadores, com nove tentos – o Verdão saiu do Continental nas semifinais.

Individualmente, o atacante Willian merece destaque: ele é o jogador com mais atuações no ano e, hoje, engordou essa marca: são 65 duelos disputados em 2018. Já o jogador que mais participou de partidas do Campeonato Brasileiro do grupo palmeirense é Lucas Lima, com 30 partidas (de 34 possíveis).

Felipe Melo e Luan também não podem deixar de ser citados: o volante entrou aos 35 do segundo tempo e, aos 38, em seu primeiro lance com a bola, marcou um golaço. Já o zagueiro palestrino se mostrou oportunista fechando a contagem em 3 a 0, de cabeça, após cruzamento de Gustavo Scarpa.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Felipe Melo acertou uma bomba e marcou um golaço logo após entrar em campo, no segundo tempo

E não são só os jogadores. O técnico Felipão também possui números impressionantes: nesta sua terceira passagem pelo Verdão, a partir de 2018, ele acumula 26 partidas: são 17 vitórias, seis empates e apenas três derrotas. Incluindo também suas duas passagens anteriores (de 1997 a 2000 e, depois, de 2010 a 2012), o treinador dirigiu a equipe, ao todo, em 434 ocasiões (209V, 117E e 108E) – apenas Oswaldo Brandão, com 585 jogos, comandou o Alviverde mais vezes ao longo da história.

Agenda

O próximo compromisso do Verdão será diante do Paraná Clube, no Estádio do Café, no próximo domingo (18), às 17h, pela 35ª rodada. Em seguida, o Alviverde volta a campo para enfrentar o América-MG, no Allianz Parque, na próxima quarta-feira (21), às 21h45.

O jogo

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Luan fechou a contagem em 3 a 0O primeiro tempo foi movimentado, com o Palmeiras pressionando mais os rivais desde os primeiros movimentos do prélio. No entanto, no momento das conclusões, o Alviverde não conseguia levar tanto perigo à defesa tricolor.

Após muito insistir, o gol do Verdão só saiu aos 40 minutos de bola rolando, com Borja, após jogada iniciada por Diogo Barbosa e desviada por Willian. O centroavante palestrino estava atento frente a frente com o goleiro rival para tocar de pé direito. (Palmeiras 1×0 Fluminense)

No segundo tempo, o Palmeiras voltou mais cirúrgico e também criou as melhores chances. Ao longo da etapa derradeira, entraram Gustavo Scarpa na vaga de Willian, aos oito minutos, Felipe Melo no lugar de Lucas Lima, aos 35, e Jean no lugar de Dudu.

O fato curioso é que, ao Felipe Melo ter entrado em campo, aos 35, foi ele mesmo que apenas três minutos depois marcou o segundo gol esmeraldino, aos 38. Um golaço! O Pitbull, em seu primeiro lance com a bola, aproveitou uma sobra e mandou uma bomba, de primeira, sem-pulo. (Palmeiras 2×0 Fluminense)

Depois do segundo gol palmeirense, as jogadas coletivas passaram a fluir ainda mais. Tanto que, com certa facilidade, o Verdão chegou ao terceiro gol, marcado pelo zagueiro Luan, aos 44 minutos: ele aproveitou cruzamento de Gustavo Scarpa para cabecear para o fundo do gol, sem dar chance para o arqueiro adversário (Palmeiras 3×0 Fluminense).

Palmeiras: Weverton; Mayke, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Bruno Henrique e Lucas Lima (Felipe Melo – 35'/2ºT); Willian (Gustavo Scarpa – 8'/2ºT), Dudu (Jean – 40'/2ºT) e Borja. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Técnico Felipão valorizou os 3 a 0 em casa após a partida diante do Fluminense

Gols: Borja (40'/1ºT) (1-0), Felipe Melo (38'/2ºT) (2-0), Luan (44'/2ºT) (3-0).

Cartões amarelos: Borja, Diogo Barbosa, Thiago Santos, Lucas Lima, Luan, Gustavo Scarpa.

CONFIRA OS GOLS DA PARTIDA PELAS LENTES DA TV PALMEIRAS/FAM: